Curiosidades Personalidades

10 Fatos sobre o Papa Francisco que talvez você não saiba [ O #7 é surpreendente ]

Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio , 17 de dezembro de 1936) é o 266º e atual papa da Igreja Católica Romana , Soberano da Cidade do Vaticano . Ele escolheu Francisco como seu nome papal em honra de São Francisco de Assis . Francisco é o primeiro jesuíta papa, o primeiro das Américas, o primeiro do Hemisfério Sul e o primeiro papa não-europeu desde o sírio Gregório III , que morreu em 741.

Papa Francisco Sorrindo
Papa Francisco

Nascido em Buenos Aires , Argentina , Bergoglio trabalhou brevemente como um tecnólogo químico antes de iniciar seus estudos no seminário. Ele tornou-se o Arcebispo de Buenos Aires em 1998 e  cardeal em 2001 pelo Papa João Paulo II . Ele liderou a Igreja argentina durante os motins de dezembro de 2001 na Argentina , e as administrações de Néstor Kirchner e Cristina Fernández Kirchner considerou-o um rival político. Após a renúncia do Papa Bento XVI em 28 de Fevereiro de 2013, um conclave papal elegeu Bergoglio como seu sucessor em 13 de março.

Ao longo de sua vida pública, o Papa Francisco tem se destacado por sua humildade, a ênfase na misericórdia de Deus, a preocupação com os pobres , e compromisso com o diálogo inter-religioso . Ele é creditado por ter uma abordagem humilde, menos formal ao papado do que seus antecessores, por exemplo.

Ele sustenta que a igreja deve ser mais aberta e acolhedora. Francisco mantém as visões tradicionais da Igreja sobre o aborto, a eutanásia, a contracepção, a homossexualidade, a ordenação de mulheres, e celibato sacerdotal. Ele se opõe ao consumismo , o desenvolvimento irresponsável , e apoia a tomar medidas sobre a mudança climática.

Na diplomacia internacional, ele ajudou a restaurar relações diplomáticas plenas entre os EUA e Cuba.

1. Primeiro Papa das Américas

Papa Francisco
Papa Francisco

Francisco é o Papa de muitas estreias. Ele é o primeiro papa das Américas, o primeiro do Hemisfério Sul e o primeiro papa não-europeu desde o sírio Gregory III em 741.

2 . O Papa Francisco é Multilíngue

Papa Francisco - Fala muitas línguas
Papa Francisco – Fala muitas línguas

Ele é extraordinariamente multilíngue, fala espanhol, latim e italiano fluentemente e compreende Alemão, Francês, Português, Inglês e ucraniano.

3. Tem apenas um pulmão funcionando

O Papa Francisco tem apenas um pulmão
O Papa Francisco tem apenas um pulmão

O Pontífice tem apenas um pulmão funcionando. Ele teve uma parte de seu pulmão direito removido em sua juventude devido a uma infecção. Porém, parece estar em boa saúde, mesmo na idade madura de mais 70 anos.

4. O Papa ama futebol

O Papa Francisco torce para o Club Atlético San Lorenzo de Almagro
O Papa Francisco torce para o Club Atlético San Lorenzo de Almagro

Outra coisa “secular” que o Papa Francisco ama é o futebol. Ele é um torcedor orgulhoso do San Lorenzo de Almagro Futebol Clube, um time de futebol tradicional de sua terra de origem.

5. Muito Bom-Humor

Papa Francisco usando nariz de palhaço
Papa Francisco usando nariz de palhaço

Além de sua modéstia e humildade, o pontífice também é conhecido por ter um bom senso de humor. Quando ele foi eleito Papa, ele teria dito a outros cardeais, “Que Deus perdoe pelo que você fez.” Ele também foi fotografado muito bem-humorado usando nariz vermelho, usado por palhaços.

6. Já foi segurança

Papa Francisco já foi Segurança
Papa Francisco já foi Segurança

Antes de se tornar um jesuíta, o Papa Francisco trabalhava como segurança em um bar de  Buenos Aries para ajudar a pagar seus estudos.

7. É Cientísta (Mestre em Química)

O Papa é formado em química
O Papa é formado em química

Sua Santidade estudou filosofia na Universidade Católica de Buenos Aires e também tem um mestrado em Química pela Universidade de Buenos Aires.

8. É cidadão legal em 3 países

Papa Francisco é cidadão legal em 3 países
Papa Francisco é cidadão legal em 3 países

Papa Francis é um cidadão legal dos três países diferentes. Além da Argentina, onde ele nasceu e foi criado, ele é também um cidadão da Itália (por causa de uma tradição jurídica e sua ascendência italiana) e desde o Vaticano é como uma entidade soberana com o papa como seu líder, faz três países no total.

9. Era apaixonado por sua vizinha

Papa Francisco era apaixonado por sua vizinha
Papa Francisco era apaixonado por sua vizinha

Na idade de 12, ele se apaixonou por uma menina de sua vizinhança. Ele teria dito a ela: “Se eu não me casar com você, eu vou ser um sacerdote.” Mesmo neste caso, o Papa manteve a sua palavra.

10. Foi eleito “A Pessoa do Ano”

Papa Francisco foi eleito pela revista Times como a pessoa do ano
Papa Francisco foi eleito pela revista Time como a pessoa do ano

Em 2013, a revista americana Time nomeou o Papa Francisco como a Pessoa do Ano, um título de prestígio dado à pessoa que “tem feito o máximo para influenciar os eventos do ano”.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)