Curiosidades Música

10 razões para você aprender a tocar violão

Atualmente consideramos que a história do violão tenha se originado há cerca de dois mil anos antes de cristo, na antiga Babilônia.

Onde arqueologistas descobriram algumas placas feitas de barro, com desenhos de indivíduos seminus que estavam tocando alguns instrumentos musicas, e muitos deles lembravam surpreendentemente o violão que conhecemos nos dias de hoje.

O violão é sem dúvidas um dos mais notáveis instrumentos musicais do grupo de cordas, e vêm acompanhando o progresso da música ao longo da evolução humana.

Aprender a tocar violão é inquestionavelmente uma terapia para o corpo e também para alma, produzindo inúmeros benefícios e uma extrema sensação de bem-estar.

Nos dias atuais existem inúmeras técnicas de utilização da música como terapia, e são diversas as vantagens provocadas por tais tratamentos, onde é possível destacar o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de relações humanas, promovendo um laço afetivo entre alunos e também desenvolvendo a sensibilidade humana através dos acordes musicais.

Confira um breve relato sobre os efeitos positivos da música como terapia, realizado no município de Alfenas, no Estado de Minas Gerais.

“A realidade da vida dos pacientes em hemodiálise é permeada de alterações físicas que impõem limitações ao cotidiano e exige adaptações. A hemodiálise causa muito sofrimento, tornando o paciente frágil e debilitado emocionalmente. Esses pacientes necessitam permanecer de 3 a 4 horas ligados a uma máquina, e essas horas muitas vezes são percebidas como intermináveis. A contagem do tempo é regressiva até o tão esperado momento de serem desligados dos referidos maquinários. Com a música, esta angústia em relação à espera pelo final da sessão se torna menor, pois o foco de atenção no tempo é desviado, como fica evidenciado na categoria alteração positiva da percepção do tempo de hemodiálise: Nossa, nem vi a hora passar. Passam as horas e a gente nem vê o tempo […] Gostei muito, passou a hora rapidinho. A gente passa horas felizes, muito felizes, bom demais. Trouxe muita alegria para nós que estamos aqui durante 4 horas. A música tem a capacidade de influir nos sentimentos, nas emoções e nas sensações, o que justifica a sua inserção nas sessões de hemodiálise, tornando-as emocionalmente menos agressivas e colaborando para a melhora da qualidade de vida desses pacientes.”

Violão
Violão

Dentre todos os benefícios citados anteriormente, confira 10 razões para você aprender a tocar violão.

1. Interação Social

Aprender a tocar um novo instrumento musical promove o desenvolvimento das relações sociais, através de atividades realizadas de modo coletivo, como festas, comemorações comunitárias, e eventos de um modo geral.

Desta maneira, aprender a tocar violão irá possibilitar que você amplie seus círculos de amigos, tornando-o mais diversificado, e consequentemente transformará você em uma pessoa notavelmente mais popular e querida na roda de amigos.

2. Você pode se tornar em uma pessoa mais inteligente

Aprender a tocar violão causa um efeito terapêutico no cérebro, pois ocasiona um aperfeiçoamento de diversas habilidades humanas, dentre elas ressalta-se uma melhora na capacidade de leitura, além de desenvolver capacidade de concentração e memorização.

3. Desenvolvimento da Autodisciplina

Você naturalmente desenvolverá uma melhora significativa em sua disciplina, uma vez que você precisará dela para dominar o novo instrumento.

Será necessário que você crie metas e horários pré-definidos para o aperfeiçoamento de suas habilidades como instrumentista, caso contrário, dificilmente você conseguirá evoluir nos acordes musicais.

4. Auxilia no combate ao estresse

Todos os seres humanos necessitam de dias de calmaria, e a música produz um imenso bem-estar aos seus ouvintes.

Aprender a tocar violão irá promover uma sensação de relaxamento em seu corpo, pois as notas musicais produzem um sentimento de calmaria em sua mente

5. Melhora seu Humor

Tocar um novo instrumento reativa o seu humor, tornando você uma pessoa visivelmente mais feliz.

6. Aumenta seus níveis de Autoestima

Após todo o processo inicial, no qual será necessário que você aplique horas do seu tempo para aperfeiçoar suas técnicas musicais, você terá alcançado um grande conquista que posteriormente irá provocar uma imensa sensação de realização, e isso fará você se sentir bem melhor consigo mesmo.

7.Desenvolvimento da sua criatividade

A prática para melhora contínua no seu desempenho como instrumentista musical lhe proporcionará uma evolução significativa na sua capacidade de imaginação e criatividade, por isso muitos artistas são também excelentes compositores.

aprenderviolão
Aprender a tocar violão

8. Melhora no desempenho escolar

Diversas pesquisas comprovaram que alunos que aprendem e desenvolvem a habilidade de tocar um instrumento musical possui notas relativamente mais altas que os demais, pois como mencionado anteriormente aprender a tocar violão promove o desenvolvimento de muitas habilidades dos seres humanos.

9. Mantém a alma sempre jovial

Tocar um instrumento musical promove a interação entre os mais variados tipos de público, e ocasiona a interação social entre pessoas de diversas idades, todas elas unidas em prol de um mesmo objetivo, a música.

10. Superação de desafios

Se empenhar para aprender a tocar um instrumento musical motiva a superação constante de desafios, gerando uma evolução continuada do artista e de sua capacidade musical.

2 thoughts on “10 razões para você aprender a tocar violão

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)