Curiosidades

50 situações de risco – Saiba como salvar sua vida e ficar em segurança – Parte 1/5

Se há uma verdade absoluta sobre a vida que todos nós podemos concordar, é que “A vida é imprevisível”. Você nunca sabe o que vai acontecer e você não tem nenhuma maneira de estar preparado para enfrentar uma situação inesperada que afeta a sua segurança e ainda pior, uma situação potencialmente fatal.

Então, aqui estão algumas situações potencialmente fatais em que você deve estar preparado para para agir. E lembre-se que se você se deparar com uma situação como esta, NÃO SE APAVORE. Essa é a primeira regra.

1. Ser mantido na mira de uma arma de fogo

arma-de-fogo

As pessoas do outro lado da arma provavelmente não têm planos de matá-lo. Então fique calmo. Ou pelo menos finja estar calmo, e não faça nada com pressa. Pense na sua situação. Pense no que eles querem de você. Se é dinheiro ou jóias, basta ceder ao pedido. Essa é a coisa mais inteligente a fazer.

Não queremos que isso se transforme em homicídio. E mantendo isso em mente, não tente entrar em uma luta a menos que, você seja um mestre no campo das artes marciais. Especialmente se você estiver com sua família, a prioridade é sair  ileso. Além disso, você terá que chamar os serviços de emergência o mais rapidamente possível. Mas certifique-se de seus assassinos em perspectiva estão a pelo menos cem metros de distância e não há a possibilidade de eles ouvirem você.

2. Assalto

assalto

Esta é também uma situação semelhante. Entregue-se às exigências. Obviamente, sua vida é mais importante do que sua carteira. Não tente discutir ou argumentar com seus assaltantes. E não importa o que você faça, não os ameace. Isso os irritará e eles podem atirar em você e até mesmo em seus entes e queridos. Informe a polícia quando tiver certeza de que está fora de perigo.

3. Ser perseguido por uma cobra

cobra

Quando uma cobra perseguir você, siga em frente. Corra rápido. Corra em linha reta, porque uma cobra vai escorregar. Se você não correr em frente, a cobra com certeza irá pegá-lo. Se você está sendo perseguido por uma serpente de água, não entre em pânico e ataque a cobra porque a maioria das serpentes de água são inofensivas.

Elas não virão em você a menos que algo as provoquem e elas sintam que você é uma ameaça. Elas vão se sentir assim porque você está em seu território. Então, comece a nadar na direção oposta e nadar rápido porque não haverá tempo para avaliar se a cobra é venenosa ou prejudicial. E uma vez que você está fora de seu território, elas irão parar de perseguir você. Mas da próxima vez,  para a sua segurança, tenha cuidado onde você for nadar.

4. Ser perseguido por um elefante

Elefante

Os elefantes são criaturas bem inteligentes. E na maioria das vezes eles não serão realmente ameaça para você. Eles vão testar se você é uma ameaça para eles, fazendo provocações falsas. Como você vai saber se é uma provocação real ou simulada? Olhe para os ouvidos do elefante, se as orelhas estão relaxadas e se desdobraram, é uma provocação simulada.

Nesse caso, fique absolutamente imóvel. Se as orelhas do elefante estão fixadas para trás e planas, é muito provável que você será atacado. Isso será acompanhado por um curling do tronco e um aviso de trompete. Se você tem certeza de que o elefante está realmente perseguindo você, faça barulhos muito altos. Isto provará ao elefante que você não é uma ameaça. Evite correr.

Olhe ao seu redor e encontre algo que vai agir como uma barreira entre você e o elefante e se esconda. Lembre-se de ficar baixo quando você se esconder, porque isso tornará difícil para o elefante para farejar você.

Se você está em um espaço aberto e você tem que correr, corra em ziguezague, ao contrário da fuga da serpente. E corra rápido. Devido ao tamanho e peso do elefante, ele não será capaz de mover-se rápido o suficiente em ziguezagues. Por isso vai ajudar se você fizer isso. Se você correr em linha reta, o elefante alcançará você e sua segurança estará comprometida.

5. Caindo um lance de escadas

queda de escada

Isso é algo que você vai fazer como um reflexo: como você cair, segure no corrimão mais próximo e suporte a si mesmo. Se não houver nenhum corrimão para suportar-se e você sabe que você está condenado para uma queda íngreme, cubra sua cabeça e tente manter sua cabeça para cima quando você bater no assoalho. Isso fará com que sua queda não seja
fatal.

6. Lesão causada por queimaduras

lesão de queimadura

Para qualquer lesão, a primeira coisa que você tem a fazer é limpar e secar a ferida. Você pode usar sabão neutro e água morna para limpá-la. O uso de pomadas não é necessário, a menos que a ferida seja realmente profunda. Porque, às vezes, o uso excessivo da pomada pode tornar a ferida úmida e atrasar o processo de cicatrização.

Se você foi queimado e a dor é insuportável, é bom tomar uma medicação e/ou aplicar pomadas. Se o tamanho da ferida é maior do que a sua palma, você deve consultar um médico. Além disso, se a queimadura está perto de seus olhos, nariz, orelhas, dedos das mãos ou dos pés, é melhor consultar um médico independentemente do tamanho da ferida. E não importa quão pequena é a ferida, se você notar a ferida ficar infectada é melhor consultar um médico imediatamente.

7. Escorregamento e queda em um bueiro

bueiro

Assim que você perceber que você está caindo em um bueiro, suas mãos virão a seu salvamento como um reflexo. Então use suas mãos para se certificar de que seu corpo inteiro não caia nele. E não entre em pânico porque seus ferimentos serão menores. Chame alguém para ajudá-lo a sair e visitar o P.A. É provável que você torça tornozelo ou machuque as mãos e o corpo. Então, apenas receba medicação para tratar essas lesões.

8. Acidente de carro

acidente de carro

Assim que você perceber que seu carro caiu, não se mova ou grite imediatamente. Certifique-se de que você pode sentir todas as suas partes do corpo. Isso é para garantir que não haja paralisia. Se há alguma parte que você não pode sentir, é melhor se você não se mover e pedir ajuda. Mas se você se sentir bem, ajude as crianças a sair se houver alguma e, em seguida, vá para os adultos. Chame uma ambulância. Se algum deles estiver desmaiando, fale com eles e não os deixe desmaiar até que os paramédicos cheguem lá.

Às vezes as vítimas tendem a desmaiar da dor excruciante causada por seus ferimentos. E o mais importante, é melhor ir ao pronto socorro mesmo se você se sentir completamente bem. Porque lesões internas são uma possibilidade. E também, algumas vítimas podem experimentar sofrimento psicológico pós-traumático ou algo desse tipo, por isso eles precisam de aconselhamento.

9. Carro cai no rio

carro cai no rio

Remova primeiro o cinto de segurança. Este deve ser o seu reflexo. Faça isso assim que você perceber que o carro está indo para a água porque o cinto de segurança pode ficar preso. E assim que você estiver na água, tente abrir a porta, se não abrir, abrir a janela ou quebrá-la. Saia do carro. Lembre-se que as janelas da frente do carro são maiores do que as de trás. Nade para a superfície junto com as outras vítimas.

Se houver uma criança, segure-a firmemente e nade rapidamente para a superfície. Se você não pode nadar, use quaisquer objetos que você puder encontrar para empurrá-lo para cima. E se você tem um cão, tire-o do carro e ele vai fazer o seu caminho para a superfície. Não tente ligar para o socorro porque vai demorar algum tempo até que eles cheguem lá. Vá para a superfície antes de chamá-los. Procure atendimento médico.

10. Queda de altura

queda de altura

Levante as mãos até o rosto e proteja a cabeça. Mas se você está caindo de rosto, vire a cabeça para o lado. E também tente aterrissar de lado. Esta é a melhor maneira de minimizar as lesões. Se você cair de costas, você pode quebrar sua espinha e se você cair de peito, você pode quebrar suas costelas e nós não queremos que isso aconteça. Olhe em volta e verifique o seu entorno antes de se levantar. Vá direto para o pronto socorro para uma consulta.

Parte 2

Veja a parte 2: 50 situações de risco – Saiba como salvar sua vida e ficar em segurança – Parte 2/5

One thought on “50 situações de risco – Saiba como salvar sua vida e ficar em segurança – Parte 1/5

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)