Curiosidades

8 Fatos incríveis sobre a Samsung [ A #2 não tem nada a ver com celular ]

Uma das grandes empresas do mundo móvel, a Samsung tornou-se um verdadeiro império no setor de smartphones e eletrônica, embora sua história realmente tenha começado muito mais cedo. Quanto mais cedo? 1938, na verdade. Ao longo desses anos, a empresa evoluiu significativamente, e trouxe a inovação em inúmeros mercados, que vai muito além de apenas móvel e eletrônica.

1. Samsung estava destinada à grandeza de um dia, ou pelo menos seu fundador pensava assim.

Desde a sua fundação, Lee Byung-chul acreditava que sua nova empresa foi o começo de algo muito maior. O nome escolhido para a empresa refletiu essa ambição. Construído a partir das palavras-coreanas sam (três) e sung (estrelas), o símbolo tri-estrela (三星) é dito culturalmente, e representa algo “grande, numeroso e poderoso”.

Lee Byung Chul
Lee Byung Chul

Na sua fundação, esta foi uma afirmação bastante ousada de uma empresa que não era nada mais do que uma empresa de comércio, de quarenta funcionários que lidavam com produtos cultivados localmente e na fabricação de macarrão. Desde então, a Samsung tem certamente, encontrado o seu caminho para muito mais do que apenas macarrão, o que nos leva a outro fato interessante.

2. A Samsung é composta de cerca de 80 empresas e um quadro de funcionários com mais de 370.000 pessoas

Enquanto alguns de vocês já devem saber, a Samsung é muito mais do que apenas uma empresa do ramo de eletrônica e fabricante de celulares. O Grupo Samsung tem 59 empresas não cotadas e 19 listadas. Essas empresas vão desde serviços financeiros, construção de navios, e até mesmo médicos. Como mencionado acima, os esforços combinados da empresa empregam mais de 370.000 pessoas, em 80 países diferentes, incluindo a Coréia.

Burj Khalifa
Burj Khalifa

Outro fato interessante, a divisão de construção da Samsung construiu o Burj Khalifa (foto acima), que é o edifício mais alto do mundo.

3. As ambições em eletrônicos da Samsung começaram em 1970 com uma TV preto e branco, a telefonia celular começou em 1986 com um telefone para carro.

TV antiga da Samsung
TV antiga da Samsung

O primeiro produto eletrônico produzido pela Samsung foi uma TV preto e branco em 1970. A empresa expandiu-se muito nas décadas a seguir, e em 1986 entrou para o jogo na área móvel com um telefone de carro. Enquanto os primeiros esforços de TV da Samsung foram muito bem recebidos, o primeiro telefone para carro da empresa foi mal recebida e teve vendas terríveis como resultado.

4. Desde a fundação da Samsung Electronics, o logotipo da empresa mudou apenas três vezes.

Logotipos da Samsung
Logotipos da Samsung

5. Samsung Electronics, tal como a conhecemos, realmente começou com uma grande mudança filosofia em 1993.

Lee Kun Hee
Lee Kun Hee

A Samsung  esteve envolvida com eletrônica e indústria de móveis por muitas décadas, mas foi em 1993 que o presidente da Samsung Lee Kun Hee (visto acima) empurrou a empresa para a frente com uma nova filosofia de gestão, que incentivou a qualidade do produto como um dos seus princípios fundamentais. Na verdade, ele encorajou sua equipe para “mudar tudo, exceto a sua família”, e, a fim de promover ainda mais esta idéia, o Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Samsung criou novos cursos de treinamento e desenvolvimento para ajudar com este crescimento profissional.

Em 1995, Kun-hee Lee, segundo informações, encontrava-se frustrado com a qualidade de seus produtos e com a falta de mudança neste sentido. Para melhorar isso, inúmeros telefones foram empilhadados e apoiados por televisores, aparelhos de fax e outros equipamentos. Lee e seu conselho de administração, em seguida, começou a destruir todos estes produtos, indo tão longe a ponto de quebrar os cascos e telas usando martelos pesados.

Lee fez com que cerca de 2000 funcionários fossem testemunhas disso. Naquele dia, o valor de hardware de mais de US $ 50 milhões foram destruídos, e uma nova Samsung finalmente nasceu. Após isso, a era da “nova gestão” iria realmente começar e foi marcada por um crescimento rápido e sucesso global, algo que só tem continuado a ganhar impulso nas décadas a seguir.

Assim, os fãs da Samsung, podem agradecer a Lee, o seu conselho, e sua vontade de realizar.

6. Primeiro celular CDMA

SCH 100 CDMA
SCH 100 CDMA

O Samsung SCH-100 foi lançado em 1996, tornando-se o primeiro telefone a utilizar a tecnologia CDMA. Em retrospecto, ser o primeiro a usar um padrão que muitos vêem como restritiva e inferior ao GSM provavelmente não é muito  um elogio nos dias de hoje, mas na época, CDMA era uma tecnologia nova e –  antes das rápidas tecnologias 4G / LTE – realmente tinha algumas vantagens reais sobre GSM.

Isto pode não ser mais o caso, mas a Samsung ainda merece algum reconhecimento para a sua vontade de experimentar um novo padrão.

7. Primeiro Telefone Relógio

SPH-WP10
SPH-WP10

Esta inovação foi chamada de Samsung SPH-WP10 em 1999.

Este telefone-relógio era único, não só podia dizer o tempo, ele também podia fazer chamadas telefônicas de até 90 minutos. Depois disso, a bateria seria esgotada. A tela era  monocromática com LCD retro-iluminado, e havia botões físicos em torno da MNU. Havia ainda comandos de voz para discar para seus contatos.

Não surpreendentemente, o dispositivo  não encontrou sucesso comercial, mas é interessante saber que relógio inteligente da Samsung originou-se muito antes de a família Gear.

8. A chave do Sucesso

A chave para um produto vencedor? Qualidade, certo? Bem, isso certamente ajuda, mas na realidade, o marketing é muitas vezes tão – senão mais – importante. Você pode ter o melhor produto de todos os tempos, mas se ninguém nunca souber sobre isso, ele realmente não importa. A fim de manter a empresa no radar do público, a Samsung gasta toneladas de dinheiro.

De quanto estamos falando? Em 2013, foi cerca de US $ 4 bilhões para a publicidade. Isso é, além de outros US $ 5 bilhões gastos em ‘marketing em geral’.

Fonte: androidauthority.com

Que tal um celular novo?

s7

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)