Curiosidades

8 mitos e verdades sobre economizar combustível que você deveria saber

Quando o assunto é economia, especialmente de combustível, não existe um motorista que não se interesse. Mas, a maior parte do que é dito sobre esse assunto é mito. Descubra 8 mitos e verdades sobre economizar combustível nesse artigo.

Se existe uma pauta que atrai os brasileiros, essa é a economia. Principalmente quando falamos de um produto que se torna a cada dia mais caro, o combustível.

No entanto, nem tudo que se ouve sobre dicas para economizar combustível é verdade. Por isso, preparamos esse artigo, com alguns dos principais mitos e verdades sobre o assunto. Acompanhe.

8 mitos e verdades sobre economizar combustível

  1. Ponto morto na descida economiza combustível? Mito

Trafegar com o carro engatado em uma descida não promove força ao motor, logo não aumenta o consumo de combustível. Além de não ser verdade, usar o ponto morto ainda é uma prática perigosa porque perde-se a força do freio.

  1. Não calibrar corretamente os pneus, aumenta o consumo de combustível? Verdade

Manter a calibragem errada dos pneus faz com que o motor precise gerar mais força para que o carro ande, podendo aumentar o consumo de combustível consideravelmente.

  1. Deixar o tanque na reserva aumenta o consumo do combustível? Mito

O consumo do motor não será alterado devido à quantidade de combustível armazenada no tanque. O fato do ponteiro do marcador parecer abaixar mais depressa se deve apenas pelo movimento da boia do tanque.

  1. Gasolina aditivada ajuda a economizar combustível? Mito

A gasolina aditivada não diminui ou aumenta o consumo, apenas mantém o motor funcionando bem e limpo. Porém, é importante estar atento também aos mitos e verdades e saber se a gasolina aditivada compensa.

  1. Dirigir em uma constante velocidade ajuda a economizar? Verdade

De fato, manter o carro em uma velocidade contínua ajuda a economizar combustível, porque o carro não precisa se esforçar para retomar a velocidade.

  1. Abrir as janelas ao invés de ligar o ar economiza combustível? Depende

Se você estiver rodando em uma baixa velocidade sim, afinal o ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. Mas, se você estiver em uma velocidade igual ou superior a 80 km/h, então não. Nesses casos, o ar que entra dentro do veículo afeta a aerodinâmica do automóvel, fazendo com que o motor precise empregar mais força para manter a velocidade.

  1. Rodas desalinhadas aumenta o consumo de combustível? Verdade

Manter as rodas em desalinho pode aumentar o consumo do carro. Isso ocorre porque uma das rodas estará rodando normalmente e a outra não, o que fará com que seja necessário que o motor empregue mais força para que o carro ande consequentemente consumindo mais combustível.

  1. Não trocar as velas aumenta o consumo de combustível? Verdade

As velas são um dos itens que mais influenciam no consumo do veículo, por isso é tão importante que elas sejam trocadas conforme a recomendação do fabricante.

Existem ainda muitos outros mitos e verdades sobre economizar combustível, mas esses são os mais comentados e que mais geram dúvidas. Uma dica importante é que você conheça o manual de instruções do seu veículo e esteja sempre atento a uma direção segura e a manutenção do seu carro.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)