Oba, Biblioteca Aberta, Homem, Guy, Trabalhando
Curiosidades

9 sinais que mostram que você é um workaholic

Você é um workaholic? Conheça alguns sinais que identificam que você é um viciado em trabalho e saiba como ter mais qualidade de vida!

Se você é uma pessoa que prioriza o trabalho acima de tudo, então você é um trabalhador compulsivo, mais conhecido como “workaholic”. Esse é um perfil de pessoa que deixa de lado o lazer, a família, viagens, os amigos, saúde, entre outras coisas, apenas para focar no trabalho.

Ou seja, refere-se a um trabalhador que tem como sua maior motivação, suas conquistas profissionais. Veja aqui alguns dos sinais que classificam que você é um workaholic.

Você é um workaholic? Descubra aqui!

Se você não sabe se é um viciado em trabalho, confira alguns sinais que identificam essa situação e descubra se é ou não um workaholic. Veja:

1. Trabalha além do horário

É uma pessoa que tem disposição para trabalhar além da sua jornada diária estabelecida em contrato e sempre com total disposição para desempenhar as suas tarefas.

2. Não separa família do trabalho

Dificilmente encontra tempo para o lazer em família e quando isso acontece, leva o celular e notebook para o caso de “emergências” no trabalho.

3. Qualquer lugar se transforma no local de trabalho

Consegue trabalhar em qualquer lugar, transformando diferentes ambientes em um escritório provisório, adaptando os ambientes para conseguir trabalhar, nem que seja, por alguns minutos.

4. Reduz o horário do almoço

Dificilmente aproveita o horário de almoço para se desligar do trabalho, retornando mais cedo ou mesmo almoçando na mesa de trabalho.

5. Têm sinais de insônia

Embora durma pouco, não sente falta das horas sem dormir no decorrer do dia, mas sabe que isso irá prejudicar a saúde em um futuro próximo e nem mesmo assim, mantém uma rotina de sono saudável.

6. Leva trabalho para as horas de lazer

Seu lazer nunca é completo, ou seja, mesmo que se esforce para curtir as horas livres, sempre encontra tempo para realizar alguma atividade produtiva (trabalho).

7. Evita ao máximo ir ao médico

Suporta as dores até o limite para não correr o risco de o médico pedir um afastamento do trabalho.

8. Agenda completa

Além de fazer horas extras, também ocupa a agenda, nos finais de semana, ficando sem tempo para nada.

9. É competitivo

Ser o segundo melhor funcionário não é o seu lema, já que isso é uma dificuldade extrema. Portanto, se esforça além do normal para ser sempre o melhor em tudo.

6 problemas causados por trabalhar demais e como se livrar deles

Trabalho, Workaholic, Escritor, Programador

Você sabia que excesso de trabalho gera consequências que podem ser graves à sua saúde? Confira alguns problemas de saúde que um workaholic pode ter:

1. Estreitamento dos laços afetivos e sociais

Outras áreas da vida acabam sofrendo uma deterioração progressiva, comum para um workaholic. Isso ocorre pelo excesso de horas dedicadas ao trabalho, o que diminui a energia emocional para demais aspectos da vida. Dica: encontre um equilíbrio e comece a focar mais na sua vida pessoal.

2. Sentimento de abandono

Não demora muito para que um workaholic comece a se sentir rejeitado, abandonado pelo parceiro (a). Da mesma forma, o parceiro (a) também se sente em segundo lugar e isso é comum ocorrer com outros membros da família, como filhos, e até amigos. Dica: analise o que ou quem é mais importante para você e coloque-o em primeiro plano em sua vida.

3. Produtividade afetada

Se você trabalha excessivamente, buscando ser o melhor em tudo, sem descanso, saiba que, além de afetar todos os aspectos da sua vida, como citados acima, de nada vai adiantar a longo prazo. Isso porque o cansaço, estado de espírito instável e a apatia geram a improdutividade. Você acabará executando as tarefas, por fazer. Dica: não seja obsessivo em fazer tudo da melhor forma, pois a sobrecarga limitará suas habilidades criativas. Se deseja ser sempre eficiente e inovador, permita que o seu corpo e mente descanse.

4. Forte apatia e depressão

O excesso de trabalho causa o esgotamento do humor e com o tempo, o entusiasmo desaparece. Isso dá lugar à tristeza, resultando em depressão, já que gera sentimentos de ansiedade angústias em intensidades diferenciadas. Dica: se você chegou a esse ponto de perder o interesse por quase tudo, procure ajuda de um especialista para não agravar ainda mais o problema.

5. Exaustão contínua

Um workaholic está sempre exausto e isso é causa do trabalho em excesso. A fadiga é sinal de cansaço físico e mental, mas mesmo não conseguindo se livrar desse cansaço, a pessoa ainda sente que não pode deixar de trabalhar exageradamente. Dica: entenda que as suas energias vão se esgotar ainda mais se você não se dar o devido descanso, além de acabar resultando em doenças que, em muitos casos, podem ser crônicas.

6. Doenças

Ser um workaholic resulta em diferentes doenças e problemas de saúde, como: constipação, má digestão, alergias súbitas, resfriados periódicos, insônia crônica, problemas circulatórios, hipertensão, dentre muitos outros. Dica: cuide do seu corpo e mente a curto e longo prazo. Para isso, inclua uma rotina saudável, dedicando-se ao máximo em seu trabalho, apenas dentro do horário de serviço. Faça atividades físicas regularmente, alimente-se com opções saudáveis, vá ao cinema, dance, entre outras coisas.

Lembre-se de que o excesso de trabalho traz consequências graves, então, não viva como um workaholic. Se você não consegue deixar de lado o seu trabalho para aproveitar as horas livres, é importante procurar um especialista para te ajudar.

Tanto os médicos dos convênios médicos, clínicas particulares ou do sistema público são profissionais excelentes e capacitados a te ajudar antes que você desenvolva qualquer uma das manifestações citadas acima. Conte com eles!

Por: Andréia Silveira, do site PlanodeSaudeNota10.

 

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)