Curiosidades Saúde

Aedes aegypti – Um Tema Recorrente no ENEM e nos Vestibulares

O mosquito Aedes aegypti é responsável por um sério obstáculo na saúde pública, e comumente apresenta-se nas provas do ENEM e nos vestibulares.

Dentre os assuntos mais recorrentes relacionados ao tema, podem-se ressaltar quais são as formas de prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito e quais são as providencias que devem ser tomadas para impedir a reprodução do mosquito.

Aedes Aegypt
Aedes Aegypti

Atualmente o Aedes aegypti é responsável pela transmissão das seguintes doenças:

  • Dengue
  • Febre amarela
  • Chikungunya
  • Zika vírus

Como é o comportamento do mosquito?

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, com hábitos preferivelmente diurnos e nutre-se através do sangue de seres humanos, especialmente no princípio e ao término do dia.

Lembrando que isso não é uma regra, expressa apenas os hábitos do mosquito.

Em outras palavras, apesar de possuir hábitos diurnos o mosquito também pode picar ao anoitecer.

Hábitos do Aedes Aegypt
Hábitos do Aedes Aegypti

            O Aedes aegypti é um mosquito de origem africana, que foi primeiramente mencionado no Egito. Inicialmente o mosquito foi nomeado cientificamente como Culex aegypti, no ano de 1762.

Culex possui como significado a palavra “mosquito” e o termo aegypti refere-se à palavra egípcio, basicamente o termo significa “mosquito egípcio”.

Somente no ano de 1818 o nome científico do mosquito foi alterado para Aedes aegypti, pois o mesmo possui traços biológicos e morfológicos equivalentes às outras classes da espécie aedes, que essencialmente significa “desagradável”.

Como ele veio parar no Brasil?

Os primeiros relatos do mosquito no Brasil foram ao fim do século XIX, na cidade de Curitiba, no Estado do Paraná, e posteriormente houve relatos na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, no início do século XX.

Na ocasião, a principal doença transmitida pelo mosquito era a febre amarela. No ano de 1955 o Brasil adotou algumas medidas para o controle da doença, e como consequência o mosquito foi erradicado do país.

Ao final dos anos 60, foi averiguado que o Aedes aegypti estava novamente presente no Brasil. Nos dias de hoje o mosquito é encontrado em todo o território nacional.

Como mencionado anteriormente, o mosquito Aedes aegypti é originário do Egito.

E desde o século XVI, na época das grandes navegações, ele vêm se espalhando para várias regiões do planeta.

Acredita-se que ele foi inserido em diversos países por intermédio dos navios que transportavam escravos, durante o período colonial.

E desde então o mosquito vêm seguindo o ser humano ao longo de sua existência.

aedes-aegypti

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)