Água do Mar
Curiosidades

Água do mar e praia! Conheça os benefícios para a saúde

É bom para o seu humor, e vai melhorar a sua saúde. A única coisa que a água do mar não faz é hidratar o nosso corpo. Mas isso não é nem mesmo uma desvantagem em relação aos benefícios

A água do mar pode ser uma droga natural e medicinal. Estimula o nosso corpo e promove a sensação de bem-estar que os surfistas conhecem muito bem. Se você vive na praia ou passa muito tempo no litoral, você sabe como somos receptivos ao mar.

Então, o que contém a água do mar? Em média, a água do oceano tem 3,5 por cento de sal (cloreto de sódio). Em outras palavras, para um litro de água, você recebe 35 gramas de sais. E então, pequenas partes de magnésio, sulfato e cálcio.

Embora ainda não cientificamente comprovado, talassoterapia utiliza água marinha e produtos à base de mar feitos de algas, sal marinho, lama e algas e para eliminar problemas de pele.

Mas a água salgada tem muitos outros benefícios surpreendentes:

A água do mar limpa a pele

O sais minerais trabalham juntamente com o sol para regenerar a pele. Como resultado, úlceras, lúpus, acne e psoríase são algumas das doenças que podem ser facilmente curadas com água marinha.

A água do mar fortalece o sistema imunológico

O número de células vermelhas do sangue aumenta entre cinco a 20 por cento após um mergulho ou banho no mar. O número de leucócitos aumenta ainda mais. A água do oceano é um remédio fantástico para pessoas com um sistema imunológico enfraquecido, anemia e níveis elevados de açúcar no sangue.

A água do mar atrasa o desenvolvimento de reumatismo

Água do oceano combinada com o exercício é uma grande medicação para dores ósseas e musculares, artrite, problemas pós-cirúrgicos e circulatórios.

A água do mar reduz e elimina a ansiedade

Por conter magnésio, a água marinha irá acalmá-lo. As pessoas que vivem uma vida estressante são aconselhadas a ir para a praia, não só pela sua atmosfera relaxante, mas também por causa das propriedades medicinais calmantes da água do mar.

A água da mar ajuda a acalmar
A água da mar ajuda a acalmar

A água do mar tem propriedades de cicatrização

É rica em sais minerais, como sódio e iodo. A água do oceano tem ações anti-sépticas e cicatrizantes em sua pele.

A água do mar melhora a respiração

Pessoas que sofrem de asma, tosse severa, catarro e outros problemas respiratórios devem ir para a praia, respirar a brisa e nadar no mar. A água salgada ajuda a eliminar toxinas e outros elementos que atacam os pulmões.

A água do mar limpa o intestino grosso

A ingestão de pequenas quantidades de água do oceano facilita a limpeza do cólon, desintoxica o organismo e renova as energias do corpo, especialmente em crianças.

A água do mar ajuda a combater problemas de fígado e rim

A água do oceano acelera o processo de regeneração celular, especialmente aquelas danificadas por doenças como a cirrose. Também ajuda a eliminar o excesso de água acumulada no abdómen que ocorre como consequência da doença.

A água do mar impede insônia e reduz os sintomas depressivos

Ajuda a normalizar a pressão arterial e trata nervosismo, um dia na praia vai ajudá-lo a dormir melhor, e irá, naturalmente, impulsionar o seu humor.

A água do mar tem uma composição semelhante à do nosso plasma sanguíneo

Água do Mar
Água do oceano

A fim de compreender as virtudes terapêuticas da água do mar, vamos começar com os dois fatos a seguir:

  • O uso medicinal da água do mar data do caminho de volta ao século IV a.C, quando Hipócrates usou pela primeira vez a palavra “talassoterapia“.
  • Esta palavra vem do grego thalassa, que significa água, e therapia, que significa curar. Conhecido também como o pai da medicina moderna, Hipócrates foi o primeiro a usar a água marinha para fins de cura.
  • Água de mar contém os mesmos 84 elementos vitais encontrados também no corpo humano. Estes elementos incluem vitaminas, sais minerais, oligoelementos e aminoácidos. Mas a água do mar também é rica em microorganismos vivos que produzem substâncias antibióticas, antimicrobianas e antibacterianas benéficas.
  • Os seres humanos têm a habilidade natural de assimilar facilmente todos esses elementos, pois a constituição mineral dos nossos corpos, como mencionado acima, é muito semelhante à da água do oceano. Na verdade, a água do mar contém quase a mesma concentração de minerais e oligoelementos como o plasma sanguíneo humano.

Benefícios a água do mar para a pele

Benefícios a água do mar para a pele
Benefícios a água do mar para a pele

É bem conhecido que spas em todo o mundo usam sal do mar em seus tratamentos de beleza e massagem. Por quê?

  • O sal contido na água do oceano ajuda a remover as toxinas da pele e age como um exfoliador natural – ele remove as células mortas e incentiva a produção dos novos.
  • Água do mar reabastece a nossa pele com minerais. O magnésio, em particular, melhora a sua hidratação, bem como a sua aparência geral.
  • Um dos benefícios mais importantes para a saúde da água do mar reside na sua capacidade de curar a pele danificada e irritada.
  • Água do oceano pode reduzir a inflamação e ajudar a curar muitos distúrbios da pele, como dermatite atópica, rosácea, psoríase e eczema.
  • Tem grandes propriedades anti-sépticas, muito úteis na cicatrização de pequenas feridas, cortes, erupções cutâneas e abrasões – sal e cloreto de potássio parecem ser os maiores responsáveis por estes benéficos.

Tudo somado, a água do mar melhora a textura da pele, aumenta sua elasticidade e alivia e cura muitos desconfortos cutâneos.

A água do mar e o sistema imunológico

Nadar na água do mar pode contribuir muito para a nossa saúde geral.
Nadar na água do mar pode contribuir muito para a nossa saúde geral.

Um estudo mostrou que os tomates e cerejas cultivados em água do mar têm maiores quantidades de antioxidantes do que aqueles cultivados com água doce. O estudo concluiu ainda que estes tomates podem melhorar as defesas do corpo contra doenças cardíacas e câncer. Mas isto não é tudo!

  • Sendo tão rico em muitos elementos vitais, a água do mar tem a capacidade de ativar o mecanismo de cura do corpo e estimular o sistema imunológico. Ele abre os poros da pele, permitindo-lhes absorver os minerais do mar, ajudando-os a expulsar toxinas prejudiciais, responsáveis por numerosas doenças.
  • Ele também aumenta o nível de oxigênio em nossa corrente sanguínea, e, portanto, a quantidade de elementos benéficos necessários para o sangue para combater os radicais livres.
  • Ar e névoa do mar estão cheios de íons de hidrogênio carregados negativamente, que são poderosos antioxidantes. Inalar névoa do mar pode, portanto, melhorar o sistema imunológico e melhorar a saúde geral de cada célula e órgão em nosso corpo.
  • O iodo contido na água do mar suporta a função do sistema imunológico e aumenta a atividade da tireóide. Sendo um grande anti-séptico natural, também aumenta consideravelmente a capacidade do nosso corpo para combater infecções e matar parasitas, bactérias e fungos.

Mais dois benefícios:

  • Água do mar melhora a circulação sanguínea, devido à sua alta concentração de minerais.
    Na verdade, talassoterapia aumenta a circulação sanguínea, reabastecendo o nosso corpo com minerais essenciais, que foram esgotados devido a diferentes fatores internos e externos.
  • Água do mar tem também a capacidade de aliviar o frio e os sintomas da gripe, bem como para curar a bronquite e sinusite. Inalar o cloreto de sódio, ou o sal da água do mar, ajuda afrouxar o muco e tratar problemas pulmonares.

A água do mar pode promover o bem-estar psicológico e emocional

Reduzir o estresse e curar a mente é, no entanto, um dos maiores benefícios de saúde da água do mar.
Reduzir o estresse e curar a mente é, no entanto, um dos maiores benefícios de saúde da água do mar.
  • Água do mar e sol trabalham em sinergia para tratar muitos distúrbios emocionais, como depressão, nervosismo, ansiedade, apatia e muitos outros.
  • Magnésio, lítio e bromo contidos na água do mar são elementos calmantes excepcionais, que têm a capacidade de estabilizar e manter níveis adequados de serotonina, melatonina e triptamina no cérebro.
  • O lítio, por exemplo, é um medicamento que é muitas vezes usado para tratar muitos problemas psicológicos, e especialmente o transtorno bipolar.
  • O alto teor de magnésio na água  pode ajudar a reduzir o estresse, relaxar os músculos e os nervos e induzir a calma. Na verdade, os minerais contidos na água do oceano são de alguma forma hipnóticos naturais que promovem boa qualidade sono e ajudar a curar a insônia.

Em conclusão, a água marinha é um excelente tratamento para muitos problemas nervosos e pode aumentar consideravelmente a sensação de bem-estar e relaxamento.

Deixamos de mencionar algum benefício? Diga-nos como você se sente quando está imerso na água do mar e compartilhe suas experiências saudáveis com a gente e outros leitores.

Traduzido de surfertoday.com e youqueen.com

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)