Curiosidades

Black Friday – O que é e quando é

Para milhões de pessoas, a Black Friday ou sexta-feira negra,  é a hora de fazer algumas compras sérias de Natal! A Black Friday é uma sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e é um dos principais dias de compras do ano nos Estados Unidos.

Quando é a Black Friday

Este dia especial sempre acontece entre 23 e 29 de novembro, sempre uma sexta-feira após o dia de ação de graças nos EUA. Embora não seja reconhecido como um feriado oficial dos EUA, muitos funcionários têm o dia de folga, exceto aqueles que trabalham no varejo.

História

O termo “Black Friday” foi inventado na década de 1960 para marcar o início da temporada de compras de Natal. “Black” refere-se a lojas que se mudam do “vermelho” para o “preto”, quando os registros contábeis eram mantidos à mão, e a tinta vermelha indicava perda e negava lucro.


Desde o início do desfile moderno do dia de Ação de Graças de Macy em 1924, a sexta-feira após o Dia de Ação de Graças foi conhecido como o início não oficial de uma temporada de compras de férias.

Na década de 1960, a polícia em Filadélfia criticou as ruas congestionadas, entupidas com motoristas e pedestres, chamando-a de “Sexta-feira Negra ou Black Friday“.

Em um sentido não-retalhista, também descreve uma crise financeira de 1869: uma catástrofe no mercado de ações provocada pelo preço do ouro, fazendo com que o mercado entrasse em colapso e os estoques caíssem.

Por que tornou-se tão popular?

À medida que os varejistas começaram a perceber que poderiam atrair grandes multidões ao descontar os preços, a Black Friday tornou-se o dia da loja, sendo até melhor do que as vendas de Natal de última hora.

Alguns varejistas colocam seus itens à venda na manhã do Dia de Ação de Graças, ou enviam por e-mail promoções on-line aos consumidores dias ou semanas antes do evento atual.

As melhores ofertas do Black Friday estão entre produtos mais populares como eletrônicos, que vão de notebooks até smartphones e brinquedos de todos os tipos, pois estes podem ser mais descontados. No entanto, os preços são cortados em tudo, desde mobiliário doméstico até vestuário.

O dia da Black Friday

A Black Friday é um dia longo, com muitos varejistas abrindo as portas às 5 da manhã ou até mais cedo para hordas de pessoas esperando ansiosamente fora das lojas.

Existem inúmeros negócios de porta a porta e as vezes os preços são tão baixos que a lojas podem não fazer lucro nesses produtos, mas acabam atraindo muitos novos clientes.

A maioria dos varejistas grandes publicam seus anúncios Black Friday, cupons e oferecem online de antemão para dar aos consumidores tempo para descobrir as vendas e planejar suas compras.

Outras empresas adotaram uma abordagem diferente, esperando até o último momento possível para lançar seus anúncios Black Friday, com a esperança de criar uma expectativa e manter os cliente ansiosos para a verificar o anúncio.

As ofertas on-line

Cada vez mais os consumidores estão optando por comprar on-line, não querendo ir ás ruas no início da manhã, evitam competição com outros compradores e batalhas pelo último item mais procurado. Muitas vezes, muitas pessoas se manifestam por um pequeno número de ofertas “com ítens limitados”, como grandes televisores de tela plana ou notebooks por valores bem baixos.

Pré-Black Friday

Uma vez que esses itens cobiçados se vendem rapidamente devido a promoção, alguns compradores deixam a loja com as mãos vazias.

O benefício das compras on-line é que você saberá imediatamente se o notebook que você deseja está sem estoque e pode facilmente encontrar outro sem ter que caminhar de loja em loja. Além disso, muitos varejistas online têm o pré-Black Friday, então você pode não ter que esperar até o grande dia para aproveitar.

Lojas Black Friday


Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)