Curiosidades

Estágio – Algo que pode pesar em seu curriculum

O estágio geralmente é o início da vida profissional de muitos trabalhadores. A formação em cursos superiores em si só, se mostra insuficiente para a colocação dos recém formados no mercado de trabalho, visto que a maioria das empresas preferem alguém que já possua uma experiência anterior.

Essa é a importância desta modalidade de emprego, pois é onde o estagiário transforma em prática a teoria que  aprendeu em sala de aula.

18 de Agosto – Dia do estagiário

Conforme o decreto 87.497 (que deu origem ao dia do estagiário), de 18 de Agosto de 1982, considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio.

Empregos

Estagiário

Para o profissional que está iniciando a sua carreira, o estágio é uma porta aberta para o aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos na escola ou universidade.

Para as empresas, trata-se de uma forma de treinar e experimentar novos colaboradores, já que muitas ofertas de estágio oferecem a possibilidade de contratação.

A Lei do Estágio

Para evitar que a relação entre estagiário e empresa concedente seja abusiva, existem leis que regulamentam direitos e deveres de ambas as partes.

Atualmente, os programas de estágios devem estar fundamentados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e na Lei do Estágio nº 11.788/2008, tendo como uma vertente o estágio obrigatório, definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma (§1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

O estágio não obrigatório, é uma atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória (§2º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).

Vida de estagiário

Vida de estagiário não é fácil…Corre o dia inteiro, do estágio para a universidade, prepara documentos, termo de compromisso de estágio, ganha pouco ou não ganha nada e “rala muito”. Mas, a magia de iniciar a vida profissional, no estágio, minimiza todas essas questões.

Fontes: Unicamp, Procempa, Unigranrio

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)