Curiosidades

Os 10 maiores insetos do mundo

Quando falamos em insetos, logo vem à nossa mente pequenas criaturas exóticas e peculiares. Mas alguns deles surpreendem por tamanho e formas exuberantes.

Embora as mudanças climáticas e a intensa ação do homem na natureza tenham interferido no desenvolvimento dos insetos, impedindo que eles cresçam como nas eras antigas, alguns deles conseguem se sobressair e atingir tamanhos consideravelmente notáveis.

Confira quais são os 10 maiores insetos do mundo e surpreenda-se com a capacidade e astúcia dessas pequenas grandes criaturas.

10.  Wetas

Natural da Nova Zelândia, a weta gigante pode pesar até 70 gramas, e é um dos insetos mais pesado do mundo. Não incluindo suas pernas e antenas, este inseto pode medir até 10 centímetros de comprimento.

Acredita-se que esta espécie de inseto seja mais antiga que alguns dinossauros, tendo fósseis encontrados no período Triássico, há cerca de 190 milhões de anos atrás.

9.      Besouro Golias

Encontrado em todo o território africano, os machos dessa espécie podem atingir até 10 centímetros e as fêmeas podem medir até 8 centímetros de comprimento.

Podendo pesar até 100 gramas, o besouro Golias é o inseto mais pesado do mundo.

8.      Besouro Titã

Os besouros são seres fascinantes, mas nenhum deles conseguem surpreender mais do que o besouro titã, que pode atingir até 20 centímetros de comprimento.

Natural das florestas tropicais, ele é facilmente encontrado na região norte do Brasil. Uma curiosidade interessante sobre este inseto é que sua mandíbula possui força o suficiente para cortar um lápis de madeira.

7.      Bicho-pau

Sendo um dos insetos mais intrigantes do mundo, o bicho-pau evoluiu para se esconder de seus predadores atrás de ramos e galhos de árvores, por isso ele possui essa anatomia tão singular.

A maior espécie deste inseto vive no sudeste da Ásia e pode atingir até 60 centímetros de comprimento.

6.      Mariposa-Atlas

Encontrada nas florestas tropicais e subtropicais do Sudeste da Ásia, a Mariposa-atlas é a maior de sua espécie. De uma asa a outra, esta mariposa pode medir até 30 centímetros, o que a consagra como um dos maiores insetos do mundo.

Devido a sua beleza e tamanho exuberante, a mariposa-atlas é uma das espécies mais caçadas por colecionadores. E por isso, nos dias de hoje ela corre o risco de entrar em extinção.

5.      Vespa Caçadora

Na quinta posição do ranking dos maiores insetos do mundo temos a vespa caçadora. Além de seu tamanho avantajado, as vespas caçadoras surpreendem por sua agressividade.

Com cerca de 5 centímetros de comprimento, a vespa caçadora é capaz de capturar uma tarântula, o que torna este inseto um dos mais temidos da natureza.

Outra curiosidade interessante sobre as vespas caçadoras é que elas possuem uma das picadas mais doloridas do mundo.

4.      Barata Rinoceronte

As baratas já são por isso só um dos insetos que mais provoca arrepios nos seres humanos. Agora imagine uma barata com 7,5 centímetros de comprimento.

É de deixar qualquer um com os cabelos arrepiados.

Elas podem ser encontradas na Austrália e podem viver por cerca de 10 anos. Por isso, algumas pessoas criam as baratas rinocerontes como animais de estimação.

3.      Borboleta da Rainha Alexandra

Possuindo cerca de 27 centímetros de envergadura, a borboleta da Rainha Alexandra é uma das maiores espécies de borboleta do mundo.

Encontrada apenas nas regiões remotas da Papua Nova Guiné, esta grande e bela espécie de borboleta corre o risco de entrar em extinção devido a caça ilegal de colecionadores.

2.      Barata d’água

Conhecidas por serem predadoras vorazes, as baratas d’água podem medir até 10 centímetros de comprimento e se alimentam de sapos, peixes e cobras, algo bem incomum para um inseto.

Elas podem ser encontradas em lagoas e córregos e possuem uma mordida imensamente dolorosa.

Na Tailândia as enormes e intrigantes baratas d’água são consideradas uma verdadeira iguaria e fazem parte da alimentação de centenas de pessoas.

1.      Besouro Elefante

Podendo medir até 13 centímetros de comprimento, o besouro elefante pode ser encontrado na América Central e nas florestas tropicais da América do Sul.

Os besouros elefantes se alimentam de seiva de árvores e de frutos amadurecidos.

Com a diminuição das florestas tropicais devido a intensa ação dos seres humanos, a população deste grande inseto vem sendo diminuída gradativamente a cada ano, podendo entrar em extinção daqui a alguns anos.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)