Curiosidades

Por que a mulher é o único mamífero que possui seios grandes?

Os seios das mulheres é um assunto que causa grande polêmica em todo o mundo, e está cada vez mais presente nos debates das mídias.

A erotização que acompanha os seios femininos é tão presente no caráter dos seres humanos, que acabou se tornando parte de nós.

Estamos tão acostumados com o fato de as mulheres possuírem seios avantajados desde a adolescência, que acabamos não percebendo que a mulher é o único mamífero que possui seios grandes fora do período de amamentação.

Sim!

Com exceção das mulheres, as mamas de uma fêmea só crescem no período em que ela está amamentando seu filhote. Fora deste período, elas não possuem preenchimento e são iguais às do macho de sua espécie.

Você já se perguntou o porquê de a mulher ser o único mamífero, dentre as mais de 5 mil espécies, cujo o seio cresce fora do período de amamentação?

Por que as mulheres possuem seios grandes?

Bom, antes de tentarmos responder a esta questão, é importante compreender que os seios humanos possuem mais gordura que as mamas de outras espécies de mamíferos.

Sendo assim, o tecido mamário ganha forma devido à presença de gordura presente nessa região do corpo.

Nas demais espécies de animais, as mamas só crescem com a presença do leite, e voltam ao seu tamanho normal logo após o desmame.

O porquê de os seios das mulheres crescerem durante a puberdade e não durante a amamentação é um assunto que desperta o interesse de diversos estudiosos.

A teoria mais aceita nos dias de hoje, foi primeiramente proposta por Charles Darwin, e posteriormente foi complementada em 1967 no livro “O Macaco Nu”, de Desmond Morris.

De acordo com Desmond Morris, a evolução dos seios no Homo Sapiens ocorreu para substituir o inchaço presente no traseiro de outros primatas.

Como assim?

Simples, conforme nossos ancestrais começaram a andar eretos, os órgãos genitais e o traseiro avantajado foram ficando cada vez menos visíveis.

Porém, os machos precisariam de um sinal para identificar quando uma fêmea estava pronta para cruzar.

E é aí que entra o crescimento das mamas.

Os seios evoluíram como símbolo sexual, servindo para indicar aos machos quando uma fêmea estava pronta para cruzar.

Porém, alguns estudiosos não concordam com essa teoria, ponderando que ela não explica o motivo de os seios permanecerem crescidos após a menopausa.

Mesmo assim, ela é a teoria mais aceita sobre a evolução dos seios femininos.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)