Datas Comemorativas

Dia do carteiro e criação dos correios – 25 de Janeiro

Os Correios e o carteiro tiveram sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e, desde então, vêm se modernizando, criando e disponibilizando serviços de qualidade que correspondam às expectativas dos seus clientes.

A empresa realiza importante função de integração e de inclusão social, papel indispensável para o desenvolvimento nacional. Na composição do seu faturamento, aufere 54,3% da receita com os serviços exclusivos (carta, telegrama e correspondência agrupada), de modo que a reserva de mercado desses três serviços é fator essencial para a sobrevivência e para a garantia da universalização dos serviços postais.

Lado a lado com a vertente social, os Correios oferecem soluções, com tecnologia de ponta, para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições em um mercado cada vez mais competitivo. É o caso do Sedex, criado em 1982, que se tornou um dos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil. Nos últimos anos, o serviço passou a contar com outras modalidades, como o e-Sedex, Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e Sedex Mundi, agilizando ainda mais a entrega de encomendas.

Fonte: Correios

Dia do Carteiro

Carteiro
Carteiro

Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.

Gostaria de Ser um Carteiro?

Decida se ser um carteiro é a profissão certa para você. Antes de iniciar o processo de candidatura, você precisará descobrir se você ficaria feliz como carteiro. Como todos os trabalhos, isso vai depender de sua personalidade, estilo de vida e conjunto de habilidades.

  • Os carteiros mais felizes e os mais eficazes serão “povos da manhã.” A maioria das operadoras de correio começa seu dia às 7h e termina por volta das 15h. Se você levanta cedo e gostaria de evitar o tráfego, pode ser uma boa ideia.
  • O dia de trabalho típico para a maioria dos carteiros é fisicamente extenuante. Seu trabalho provavelmente consistirá em andar muito e levantar objetos pesados. Se você não gosta de atividade física ou você tem problemas de saúde que tornaria essas tarefas difíceis ou impossíveis, você provavelmente não se encaixará nesta profissão.
  • A menos que você viva em um centro urbano denso, você precisará ser um motorista habilidoso. O correio deve ser entregue independentemente das condições da estrada. Se você é propenso a acidentes de trânsito ou você se estressa fácil no trânsito, esta pode não ser a carreira certa para você.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)