dia do farmacêutico
Datas Comemorativas

Dia do Farmacêutico o profissional da farmácia – 20 de Janeiro

A ideia da criação de um “Dia” partiu do farmacêutico Oto Serpa Grandado, e foi colocada em discussão, pela primeira vez, no dia 7 de janeiro de 1941 quando ele participava de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) e fez o seguinte questionamento: “Todas as profissões tem o seu dia, data especial para comemorar o ideal abraçado. Por que não temos o nosso “Dia”? “ Deste questionamento surgiu a proposta para a criação do “Dia do Farmacêutico”.

Por que escolher uma carreira farmacêutica e ser um farmacêutico?

Você está pretendendo mudar de carreira? Seu emprego atual não está indo bem? Você está vivendo com o medo constante de redundância?

Infelizmente, é uma situação bastante comum nos dias de hoje. Se você se encontra fora de um trabalho ou está querendo fazer uma mudança para uma indústria que ofereça mais estabilidade, as indústrias de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos definitivamente valem a pena considerar seriamente.

O bônus é, se você tem um fundo técnico, você pode estar muito mais perto do que você pensa em ser um candidato ideal. Trabalhar com farmácia ou dispositivos médicos dá-lhe uma maneira de utilizar toda a sua experiência de forma produtiva, aumentando suas perspectivas de carreira.

Mas por que exatamente você consideraria trabalhar dentro da indústria farmacêutica, em vez de outras opções de foco técnico? Aqui estão cinco excelentes razões…

1. As indústrias estão crescendo

Pode parecer uma conclusão simples, mas o mundo sempre – e sempre – precisará de medicamentos e dispositivos médicos que são feitos de forma segura, econômica e eficiente no tempo. À medida que o mundo enfrenta crescentes expectativas de vida e uma crescente população idosa, essa necessidade se torna maior. Isso se traduz em indústrias farmacêuticas e de dispositivos médicos sendo um setor cheio de oportunidades, estabilidade relativa e forte viabilidade a longo prazo.

Mais importante ainda, isso se traduz em trabalhos. Na Irlanda, por exemplo, no final de 2015, havia cerca de 3.100 vagas farmacêuticas e dispositivos médicos em aberto. Parece, no entanto, que em muitos casos, o pool de talentos qualificados disponíveis está lutando para preencher essa demanda. No Reino Unido a Associação da Indústria Farmacêutica Britânica (ABPI) divulgou um relatório em novembro 2015 que define o défice de competências no Reino Unido em indústrias biofarmacêuticas, que eles descrevem como uma “escassez de habilidades importantes”. Nos EUA, engenheiros e técnicos são ambos altamente classificado como “empregos que os empregadores têm dificuldade em preencher” e, de fato, engenheiros e técnicos têm classificados no top 10 de  empregos, e estão tendo dificuldade em preencher as vagas nos últimos 10 anos . Esta combinação de uma indústria crescente e falta de talento qualificado, torna  uma boa ideia investir na carreira farmacêutica.

carreira farmacêutica

2. Profissão bem remunerada

As indústrias farmacêuticas e de dispositivos médicos procuram contratar trabalhadores qualificados… e mantê-los. O pagamento oferecido ao farmacêutico é muitas vezes maior do que em outras indústrias nos mesmos locais, e a proposta muitas vezes vêm com benefícios adicionais.

Por exemplo, o Escritório de Estatística Central na Irlanda relata que as pessoas que trabalham na indústria ganham cerca de 30% mais do que a média nacional da Irlanda. Dos EUA e no Reino Unido os salários médios para estas indústrias também são animadores. Com um fundo técnico, é uma oferta atraente.

Além disso, especialmente em grandes empresas, há boas oportunidades para atingir o equilíbrio entre a vida profissional e a vida profissional que você provavelmente está procurando. Uma rápida olhada na seção de carreira em seus sites devem mostrar o seu empenhamento nisto – confira Pfizer , GSK e Johnson & Johnson , como alguns exemplos. Empresas como estas também podem oferecer boas oportunidades para progredir sua carreira de farmacêutico e desenvolver suas habilidades – formação contínua de pessoal é uma área importante.

3. O farmacêutico não sofre de altos e baixos cíclicos

Mesmo com a crise financeira global que afetou negativamente tantas indústrias, as indústrias de produtos farmacêuticos e de dispositivos médicos geralmente se saíram bem e mostraram crescimento. É importante lembrar que quando falamos sobre o crescimento nessas indústrias, ele tem sido sustentado ao longo de muitos anos – este setor tem se comportado bem em muitos mergulhos em outros setores.

Você também deve considerar que essas indústrias oferecem uma carreira onde o produto final do trabalho do seu dia vai diretamente para ajudar as pessoas. Pessoas de todo o mundo têm vidas melhores por causa de drogas e dispositivos médicos produzidos pelo farmacêutico. O que quer que você faça, é provável que melhorará diretamente a saúde e a qualidade de vida da população. Existem muito poucas indústrias que podem oferecer aos seus empregados um impacto positivo generalizado do seu trabalho diário.

4. Eles oferecem oportunidades ricas para crescimento de carreira

Claro que está tudo bem e bom, mas se você está olhando para mudar as indústrias, você quer saber que é um movimento de carreira inteligente também. Pode ser um pensamento assustador desistir de uma carreira que você investiu muitos anos progredindo. Um ponto importante a considerar é que, com tantas grandes empresas que operam dentro da farmácia e dispositivos médicos, há grande margem para o progresso na sua nova carreira se você quiser.

Se você olhar para estas indústrias, você vai notar rapidamente que elas tendem a ser encontradas em clusters, onde muitas empresas crescem em uma pequena localização geográfica. Irlanda, Singapura e Porto Rico são exemplos disso. Estar perto de um cluster como um desses é ótimo para alguém que olha para entrar no setor.Farmacêutico

5. Você pode alavancar sua experiência de trabalho anterior

Para as pessoas que não estão muito familiarizadas com essas indústrias, muitas vezes pode haver um mal-entendido sobre as habilidades necessárias. As pessoas às vezes assumem que precisam de uma formação em ciência ou experiência farmacêutica específica para serem consideradas. Embora as pessoas com esses antecedentes são certamente bem-vindas, há também uma ampla gama de funções onde um fundo técnico e algumas habilidades adicionais podem torná-lo um candidato extremamente atraente.

Se você já trabalhou em um papel técnico antes, é provável que você tenha um grande número de habilidades transferíveis e que você está muito mais perto de ser qualificado que você possa pensar. Com um fundo de ciência, há, naturalmente, um grande número de papéis científicos, mas de forma semelhante, com uma engenharia, produção, manutenção ou fabricação de fundo, há uma grande variedade de papéis que poderiam ser adequados com algumas entradas básicas adicionais.

Assim, se você tem uma formação em ciências ou engenharia, uma qualificação técnica de pós-graduação ou você tem experiência de trabalho técnico anterior (especialmente com experiência em sistemas de qualidade de observação ou usando ferramentas de avaliação de risco) você está bem no caminho para ser um candidato adequado.

Mesmo se você pensou que é muito tarde em sua carreira para ser um concorrente para a indústria farmacêutica, pense novamente, poderia ser a melhor decisão que você nunca faz. Começar isso não é como começar do zero – é usar o que você gastou tantos anos aprendendo, e adaptar.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)

Enquete

Quais dessas séries você considera as melhores? ( Marque até 3 opções )

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...