Zelador
Datas Comemorativas

Dia do Zelador – 9 de Fevereiro

O que um zelador faz?

Zeladores ou cuidadores são responsáveis pelo cuidado e manutenção de edifícios e suas dependências. Eles se certificar de que as instalações estão funcionando corretamente e que o aquecimento, refrigeração e a iluminação estão em ordem. Os zeladores também podem supervisionar o pessoal de limpeza e verificar se os resíduos são recolhidos. Deveres variam dependendo do trabalho específico.

Cada vez mais, as autoridades locais empregam zeladores móveis, que prestam um serviço a vários locais diferentes.

Alguns têm um papel de segurança, certificando-se de que as janelas são fechadas e portas trancadas quando o edifício não está em uso, e verificam as instalações para se proteger contra vandalismo ou invasões. Zeladores também podem destrancar edifícios na parte da manhã e trancar no final do dia.

As tarefas de manutenção podem envolver jardinagem e fazer pequenas reparações, como reparar janelas quebradas e realizar pequenos reparos de pintura e encanamento. No caso de falhas ou avarias graves, os cuidadores chamam a ajuda de especialistas, como encanadores ou eletricistas. Outros deveres podem incluir a organização de cadeiras e mesas para reuniões e limpeza depois do evento. Os cuidadores também podem encomendar combustível, novos equipamentos e móveis, fazer reservas e classificar o correio.

Qual é o ambiente de trabalho e como trabalhar como um zelador?

Zeladores geralmente trabalham uma semana de 40 horas, que pode incluir manhãs , noites e fins de semana. Outros trabalham mais horas e têm 24 horas de plantão.

O trabalho pode ser tanto dentro como fora. Os cuidadores móveis trabalham em carrinhos especialmente equipados.

Zelador

O que é preciso para se tornar um zelador?

Como um caseiro você precisará:

  • Ser responsável e confiável
  • Ser bom com as mãos e capaz de fazer tarefas práticas
  • A capacidade de trabalhar sozinho
  • Habilidades de comunicação para escrever ou transmitir mensagens e explicar a natureza das falhas ou avarias aos eletricistas, construtores, carpinteiros, etc
  • Supervisionar o pessoal de limpeza.

Há oportunidades em todas as áreas em praticamente todo o país. Os empregadores incluem autoridades locais, indústria, igrejas, clubes privados, associações de habitação e empresas.

Os cuidadores trabalham em uma variedade de edifícios tais como escolas, faculdades, blocos de escritórios, fábricas, complexos de lazer ou em áreas residenciais tais como blocos de apartamentos ou propriedades pequenas. Grandes escolas e blocos de escritórios podem empregar vários cuidadores.

As perspectivas de promoção são limitadas. No entanto, em um grande edifício pode haver oportunidades para se tornar um supervisor.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)

Enquete

Quais dessas séries você considera as melhores? ( Marque até 3 opções )

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...