Frio, Neve, Moda, Mulher, Menina, Inverno, Modelo
Dicas Saúde

10 dicas de saúde para o inverno que você deveria conhecer

Estamos em uma época do ano em que a maior parte das pessoas acaba adoecendo. Por isso, é importante conhecer algumas dicas de saúde para o inverno.

O inverno é a época do ano em que os brasileiros mais adoecem. Problemas respiratórios, como rinite e sinusite, e os causados por fungos, como micose, são os mais comuns.

Por isso, preparamos um artigo com 10 dicas de saúde para o inverno que você deveria conhecer. Para você evitar determinadas situações e consequentemente algumas doenças comuns nessa época do ano, acompanhe.

 

1. Mantenha a casa arejada

As pessoas tendem a manter as janelas fechadas nesta época do ano, devido ao frio. Mas, essa não é uma atitude muito recomendada, já que a ausência de circulação de ar pode promover o acúmulo de poeira e umidade sejam maiores, promovendo, assim, mais crises de rinite e sinusite, por exemplo.

2. Prefira o aspirador de pó à vassoura

Varrer a casa fará que o pó assentado no chão suba ao ar e entre diretamente no seu nariz, com todas as bactérias e ácaros presos nele e desencadeando assim problemas respiratórios. Então procure evitar a vassoura, prefira sempre o aspirador de pó no lugar dela.

3. Seque bem os pés antes de pôr a meia e o sapato

Quando estamos em temperaturas mais baixas, sempre que tomamos banho, uma das primeiras coisas a se fazer é colocar um par de meias, mesmo que a pessoa vá ficar em casa. No entanto, por causa do frio, muitas pessoas acabam vestindo-as com os pés ainda meio úmidos. Esse ambiente úmido e quente é ideal para a proliferação de fungos que causam micoses no pé e unhas. Por isso, seque bem os pés antes de calçar as meias.

Caso você se depare com esse problema, não se preocupe, pois existem no mercado muitas possibilidades de tratamento para a micose, alguns deles são Canasten, Daktarin e Lamisil. No entanto, é importante que você procure um médico para saber qual é o mais indicado para seu caso e como proceder com o tratamento.

4. Beba mais água

Manter seu corpo bem hidratado é fundamental em qualquer época do ano. Mas, no inverno isso se torna imprescindível, já que o ar que respiramos é naturalmente mais seco, o que acaba deixando as mucosas mais ressecadas. Sem mencionar a pele e os cabelos que também desidratam.

5. Cuidado com sua alimentação

Essa época do ano é um período onde as pessoas se encontram mais tentadas a ingerir alimentos mais calóricos e bebidas alcoólicas com uma maior frequência. Dois hábitos nada saudáveis que podem colocar sua saúde e físico em risco. Por isso, fique atento ao que você come e evite exageros.

6. Afaste sua cama da parede

Se você dorme em uma cama que fica ao lado de uma parede, afaste-a. As paredes ficam muito mais geladas e úmidas no inverno e isso pode dar problemas respiratórios com mais frequência.

7. Lave sempre as mãos

Elas são o principal transmissor de germes, responsáveis por doenças como resfriados e gripes. Então, sempre que chegar da rua, ou mesmo tiver uma oportunidade, lave bem as mãos.

8. Coloque suas vacinas em dia

É importante ter as vacinas como a da gripe e da pneumonia em dia. Assim você terá mais uma proteção contra essas doenças comuns do inverno.

9. Não deixe de se exercitar

Muitas pessoas acabam não se exercitando no inverno por causa da baixa temperatura, atitude essa que não é muito inteligente, já que treinar no inverno possui muito mais benefícios que no calor. Entre eles, uma maior queima de gordura e o fortalecimento do sistema imunológico.

10. Cuidado com roupas guardadas a muito tempo

Essa é a época em que desenterramos do guarda-roupa casacos e roupas que usamos apenas no inverno. Por isso, assim que você pegar essas peças, lave-as antes de vestir. Assim você evitará crises alérgicas por causa da poeira acumulada.

Seguindo essas dicas será muito mais fácil passar o inverno com a saúde em dia.

Fonte de Referência: https://www.euroclinix.net/br/micose#tratamento_da_micose

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)