Como retirar água do ouvido
Dicas

6 Maneiras de como tirar água do ouvido

A água pode entrar no interior dos ouvidos de todo mundo. Isso não ocorre apenas durante a natação, mas também pode acontecer durante o banho, inclinando acidentalmente a cabeça para o lado errado. Neste caso, você vai experimentar o desconforto trazido pela água em seu ouvido. A maioria das vezes, você vai ouvir sons abafados e a sensação de que seu ouvido está cheio.

Como desentupir o ouvido e tirar a água?

Depois que a água fica dentro de suas orelhas, você vai sentir uma sensação de cócegas, o que fará você se sentir desconfortável na maioria das vezes. Em alguns casos, infelizmente, pode ser acompanhado pela capacidade auditiva reduzida, bem como a dor. Se não for tratada, pode levar a problemas graves, como perda auditiva, inflamação do tímpano, formação de cistos e muitos outros. Por isso, é muito importante tirar a de nossos ouvidos o mais rápido possível.

Mas como tirar a água de seus ouvidos? É assim tão fácil? Primeiro, você precisa saber onde a água está localizada. Está no seu ouvido externo ou médio? Se a água está na sua orelha externa, você está na sorte, pois ela pode ser tirada facilmente em sua casa. No entanto, se a água está em seu ouvido médio, você tem que visitar um médico e deixá-lo fazer o trabalho.

Aqui estão algumas maneiras eficazes para tirar o líquido para fora dos seus ouvidos:

1. O poder da gravidade

A gravidade desempenha um grande papel em quase tudo. Quando se trata de água na orelha, a gravidade também pode ajudar. Na verdade, este é o método mais comum para remover a água de seus ouvidos. Para remover a água do ouvido através da gravidade, basta seguir estes passos:

  • Incline a cabeça para o lado e garanta que o ouvido afetado fique paralelo ao chão. Mantenha essa posição.
  • Coloque a palma da sua mão em seu ouvido afetado e pressione de 5-10 segundos. Retire a mão rapidamente. Esta técnica vai sugar água para fora de sua orelha através do vácuo.
  • Usando um cotonete, remover a água do ouvido com atenção e cuidado.

NOTA: Você também pode bocejar ou mastigar, esses movimentos ajudarão a remover a água do ouvido por meio da pressão que é criada no ouvido médio.

2. Aplicação de compressa quente

A compressa quente também irá ajudar a liberar a água presa em seu ouvido. Para você ser capaz de aplicar uma compressa quente, fazer estes procedimentos:

  • Saturar um pano com água quente. Certifique-se de que a temperatura não está muito quente para causar queimaduras.
  • Torça o pano para remover o excesso de água e para impedir o gotejamento.
  • Incline a cabeça para baixo e no ouvido afetado e aplique o pano fora de sua orelha.
  • Segurá-lo contra seu ouvido por 30 segundos e removê-lo por um minuto.
  • Repetir as etapas acima 4-5 vezes.

NOTA: Deitar de lado após o procedimento também pode ajudar a facilitar a drenagem da água.

3. Uso de secador de cabelo

Embora existam pessoas que criticam este método, alguns provaram que secador de cabelo é uma ferramenta eficaz para remover a água de seus ouvidos. Para utilizar este método, você precisa:

  • Colocar o secador no menor calor possível ou até mesmo em modo frio.
  • Mantenha-o longe de sua orelha em pelo menos 30 cm.
  • Usá-lo até  você sentir que não há água no ouvido.

NOTA: Ao usar um secador de cabelo, você deve ter em mente que deve manter uma distância adequada e uma temperatura tolerável para evitar queimaduras.

4. Mistura de vinagre e álcool

Você também pode fazer uma mistura usando ingredientes encontrados em sua casa. Usar esta mistura é geralmente suficiente para evitar o acúmulo de umidade em seu ouvido. Nadadores também usam isso muitas vezes para evitar problema de ouvido. Tudo que você tem a fazer é:

  • Misture 1 colher de sopa de vinagre branco com 1 colher de sopa de álcool.
  • Preencher um conta-gotas de orelha com a mistura que você fez e aplicar algumas gotas da solução no ouvido afetado. Certifique-se de não aplicar mais de 3-4 gotas da mistura.

NOTA: A mistura tem propriedades antibacterianas, o que irá ajudar a matar as bactérias em seu ouvido e reduzir o risco de infecção ao mesmo tempo. O álcool também vai ajudar a secar a água em seu ouvido.

5. realizar a manobra de Valsalva

Manobra Valsava
Manobra Valsava

Quando você faz a manobra de Valsalva, suas trompas de Eustáquio se abrem e, por sua vez, empurra a água para fora de suas orelhas. A manobra de Valsalva é feita assim:

  • Feche sua boca.
  • Belisque suas narinas usando os dedos.
  • Respire fundo.
  • Soprar o ar para fora do seu nariz suavemente sem retirar os dedos. Isto irá regular a pressão do ar. Se você ouvir um ligeiro som de estalo, isso significa que as trompas de Eustáquio estão abertas, e você fez o processo corretamente.

NOTA: Não assoar o nariz muito forte afim de evitar danos aos seus tímpanos.

6. Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio é muito útil quando se trata em remover algo de seus ouvidos. Ele pode ajudar a remover os detritos, bactérias, cera e água retida nas orelhas. No entanto, existem algumas contra-indicações. Você não deve usar peróxido de hidrogênio se você tem essas seguintes casos:

  • Infecção do ouvido
  • tubos ou tímpano perfurado

Se você está autorizado a partir das condições acima, você pode aplicar gotas em seus ouvidos. Aprenda a tirar água do ouvido utilizando peróxido de hidrogênio. Siga esses passos:

  • Coloque a solução de peróxido de hidrogênio em um conta-gotas limpo.
  • Aplique 3-4 gotas da solução na orelha afetada.
  • Espere por 2-3 minutos.
  • Incline a cabeça para os lados, certificando-se que o ouvido afetado está virado para o chão. Isto irá permitir que a água escorra.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)