Dicas

Como abandonar de vez os pensamentos suicidas e voltar a ser feliz #SetembroAmarelo

Os pensamentos suicidas são um dos primeiros sinais de que você não está emocionalmente estável, e por mais difícil que isso possa parecer, sempre há uma maneira de se livrar deste tipo de pensamento e voltar a ser feliz.

Todos passamos por situações tristes e delicadas ao longo de nossas vidas, mas superar esses momentos nem sempre é uma tarefa assim tão simples.

Pois como você encontrará uma razão para prosseguir se tudo dentro de você te pede para simplesmente desistir?

A dor da solidão e do isolamento talvez seja uma das piores sensações experimentadas por uma pessoa ao longo de sua vida. Não importa aonde você esteja, ou quantas pessoas estão ao seu redor, internamente você se sente totalmente sozinho, sufocado por seus próprios pensamentos, que cada vez mais te levam para o profundo do abismo.

Lutar contra os pensamentos suicidas é uma longa e exaustiva batalha, mas ao final você verá que tudo valeu a pena.

Resultado de imagem para suicideO que leva uma pessoa a ter pensamentos suicidas?

Diversos são os motivos que levam uma pessoa a desejar a morte, mas na maior parte das vezes, esse tipo de pensamento surge quando você está se sentindo desamparado, como se a sua presença não fosse importante na vida de ninguém.

Principalmente nos dias de hoje, onde as redes sociais aproximam aqueles que estão longe, mas afastam as pessoas que estão por perto, encontrar uma maneira de superar os pensamentos suicidas torna-se uma tarefa ainda mais desafiadora.

Isso porque encontrar uma pessoa de confiança, capaz de ouvir e compreender nossos problemas, sem divulga-los aos quatro ventos não é assim tão simples.

Por vezes, nossa própria família nos viram as costas em momentos difíeceis, e simplesmente fecham os olhos para a sua dor e sofrimento.

Isso faz com que a superação da depressão e dos pensamentos suicidas se torne ainda mais delicada.

Porque eu devo superar meus pensamentos suicidas?

Uma das questões que frequentemente está presente na mente de uma pessoa com pensamentos suicidas é: porque eu devo desistir de morrer?

E a resposta para essa pergunta é relativamente simples: Por você.

A maior razão para você dar a volta por cima, e superar de vez esses pensamentos suicidas que rondam a sua cabeça é por você mesmo.

Como já dizia meu amado filósofo Friedrich Nietzsche:

“Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida – ninguém, exceto tu, só tu.
Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias.
Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar.
Onde leva? Não perguntes, segue-o!”

Você não deve desejar viver por causa do fulano ou do sicrano, porque assim, você volta a colocar a sua felicidade na mão de outra pessoa.

E a sua felicidade depende exclusivamente de você!

Só você sabe o que realmente te motiva a prosseguir, seja uma nova paixão, novas amizades, uma nova profissão ou até mesmo uma mudança de cidade. O fato é que a resposta para prosseguir vivendo sempre estará dentro de você.

Como superar os pensamentos de morte?

A superação deste tipo de transtorno psicológico requer muita determinação, e na maior parte dos casos, requer também ajuda de um profissional.

Além disso, investir em sua autoestima e atividades que lhe proporcione prazer também são excelentes opções para superar esses tipos de pensamentos que por vezes rondam a nossa cabeça.

Não tenha medo de ousar um novo corte de cabelo ou um novo estilo de roupas, o mais importante é que você se sinta bem consigo mesmo.

Saia para conhecer novas pessoas, fazer novas amizades, e quem sabe até conhecer uma pessoa especial que desperte a paixão em você.

Estar apaixonado faz muito bem ao corpo e também para a alma, então, não hesite na hora de conhecer um novo amor.

Investir na prática de esportes, academia, aulas de dança, aulas de música, ou qualquer outro hobby que desperte o seu interesse, também são excelentes formas de superar os pensamentos suicidas.

Além disso, você pode contar com o apoio do Centro de Valorização da Vida, que conta com uma equipe especialmente qualificada para a prevenção do suicídio, basta ligar 188 ou conversar pelo chat.

Viver sempre é a melhor opção! Não hesite na hora de procurar consolo e ajuda profissional.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)