Dicas

Como ajudar seu filho a lidar com a timidez

A timidez pode ser definida como sendo uma condição complicada, no qual o indivíduo afetado pode sentir uma leve sensação de desconforto em público, ou em casos extremos, pode surgir um sentimento de medo paradoxal diante de atividades sociais.

Alguns especialistas creem que a timidez está diretamente ligada a algum ataque de pânico. Outros apoiam a ideia de que a timidez esteja relacionada a alguma espécie de “ansiedade social”, condição na qual o indivíduo é invadido por uma sensação de tensão nervosa, incômodo e medo irracional mediante situações de âmbito social.

vergonha-na-escola
Vergonha na Escola

A timidez não é classificada como uma doença, desta maneira não há a possibilidade de se realizar um tratamento medicamentoso para a cura da mesma.

A timidez é uma condição humana, que reflete de forma simplificada toda a vulnerabilidade de um ser.

Dentre as diversas situações em que a timidez pode manifestar-se, pode-se de destacar as seguintes circunstancias:

  • Condições no qual a pessoa tímida torna-se o centro das atenções
  • Exposições que provocam sensações de status inferior
  • Ocasiões inéditas, ou em outras palavras, situações novas
  • Circunstancias no qual o indivíduo precisa se impor à frente de outras pessoas.
crianca-timida
Criança Tímida

Diante do quadro descrito acima, o papel dos pais no auxilio da criança que sofre com a timidez é crucial e indispensável. Confira abaixo, algumas orientações que podem ser utilizadas para ajudar seu filho mediante esta situação:

  • Converse com seu filho olhando diretamente em seus olhos.

Olhos nos olhos transmitem uma sensação de confiança, ao utilizar esta técnica várias vezes com os pais, a criança tende a repetir a ação durante um diálogo com outras pessoas.

  • Não mencione a timidez na presença da criança.

Ao ver os pais dizendo que o filho sofre com a timidez, leva a criança a pensar que existe algo errado e incomum com ela, e consequentemente o mesmo irá retrair-se ainda mais.

  • Não exponha seu filho de maneira excessiva.

Quando os pais forçam seus filhos a praticar ações no qual a criança não se sente segura, podem agravar ainda mais a situação, como por exemplo, dançar na quadrilha da escola. Tal situação pode levar seu filho a altos níveis de ansiedade, e a reação mais comum nas crianças diante de tais constrangimentos é o choro compulsivo.

sad son hugging his dad near wall at the day time
Timidez
  • Tenha muita paciência com seu filho

Com o passar do tempo à criança naturalmente se tornará uma pessoa mais confiante, principalmente se o mesmo possuir auxilio de seus pais durante o processo de amadurecimento, de forma natural a criança tende a se soltar mais ao atingir a adolescência.

Pouso Alegre, 09 de Abril de 2016.

Aline Garcez

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)