Dicas Fitness

Como Correr 5 km

O mais importante para se tornar um corredor de 5km  é ser persistente! Quem é, e como vive um corredor de 5Km? Descubra como fazer para se tornar um corredor de 5km.

O corredor precisa antes de tudo,  de um bom par de tênis de corrida.

Tênis para Correr

Tênis
Tênis para corrida

Não precisa ser o mais caro, tire um dia para visitar a loja de tênis, descobrir o seu tipo de pisada e comprar o modelo certo. É recomendável também ter um frequencímetro de tempo e batimentos.

A preparação para corrida começa antes do treino. Uma boa hidratação é indispensável ao corredor de 5km, o ideal é começar a se hidratar uma hora antes do exercício. Agora você só precisa de mais uma coisa para ser um corredor de 5km: a Rua! O corredor deve começar pela versão mais leve da corrida, o trote.

O trote tem os mesmos benefícios da caminhada, mas por ser mais intenso solicita mais dos músculos e tem maior gasto calórico. O corredor de 5km deve começar intercalando trote e caminhada até completar o tempo de corrida. A idéia é ir aumentando o tempo de trote com o passar dos treinos.

A importância da hidratação

nike-triax-c3_200x200-PU400c0_1
Frequencímetro

Durante o percurso, se hidrate a cada 15 minutos. Conforme você for ganhando fôlego, você pode evoluir do trote para uma corrida leve, e depois para uma mais forte.  Equilibre a velocidade da mesma forma que no treino leve. Ao final do treino beba em líquido o equivalente ao peso que você perdeu na corrida.

O corredor de cinco 5km só evolui em seus treinos se eles forem frequentes, por isso, é muito importante realizar pelo menos três treinos semanais em dias intercalados. Dois deles mais intensos e outro mais leve para evitar lesões e ganhar força. É muito importante fazer musculação! Duas vezes por semana já é o suficiente. O alongamento antes e depois da corrida também ajuda a dar mobilidade e flexibilidade.  Uma boa nutrição também mantém a composição corporal e ajuda na recuperação muscular.

Corredora de 5Km
Missão cumprida!

Nunca jamais seja um corredor de final de semana.  Mantenha as atividades, e quando menos esperar, chegará a marca dos cinco quilômetros correndo sem parar.  A partir de então, uma nova meta surgirá: se tornar um corredor de 10km!

2 thoughts on “Como Correr 5 km

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)