Dicas

Como cuidar da sua câmera digital parte 2

Prolongando sua carga de energia
Máquinas fotográficas digitais se tornam nada além de pesos de papel quando as baterias delas se descarregam. Por isso, você sempre deve levar uma bateria sobressalente ou um adaptador de AC. Porém, há modos para prolongar a carga de sua bateria. Aqui está alguns deles.

1. Quando você adquire baterias novas, carregue e as recarregue algumas vezes, assim elas serão carregadas completamente.

2. Desligue o faminto visor LCD e use o visor óptico. Ele é melhor para tirar fotos. Quando você tiver que usar o visor LCD, reduza o seu brilho ou use o modo preto e branco.

3. Descarregue completamente a carga da bateria e então a recarregue periodicamente. O modo mais fácil para fazer isto é com um carregador condicionador que descarregue a bateria antes de recarregá-la ou um carregador de pulsação que usa uma pulsação negativa para remover as bolhas de gás.

4. Ocasionalmente limpe os contatos da bateria na máquina fotográfica e carregador, esfregando com um cotonete de algodão com álcool (álcool de isopropil). A maioria dos problemas são causados através de contatos sujos na bateria ou carregador.

5. Quando não estiver usando a máquina fotográfica por um período longo, remova a bateria e armazene em um lugar fresco e seco. Também remova cartões de memória de flash da máquina fotográfica quando não em uso.

Baterias também morrem
Baterias não duram para sempre. Dependendo do tipo, elas durarão entre 400-700 ciclos de recarga. Para usuários da pesada, são aproximadamente 1 a 2 anos. Geralmente, você pode contar quando elas estão falhando quando elas já não seguram uma carga por muito tempo.

Voando
Quando estiver viajando de avião, esteja seguro de que suas baterias estão carregadas. Podem lhe pedir que ligue a máquina fotográfica em um cheque de segurança no aeroporto.

Reciclando
Cada ano mais de 2 bilhões de baterias usadas são dispostas em instalações de lixo sólido nos Estados Unidos de acordo com o EPA. Isto constitui 88% do mercúrio e 54% do cádmio depositados nas vias fluviais. Muitos tipos de baterias, como essas usados em máquinas fotográficas digitais, podem ser recicladas em vez de jogado fora. Quando elas morrem, tente levá-las de volta para a loja onde você lhes comprou. Muitas lojas colecionam as baterias usadas e então as enviam para uma fábrica a ser reciclada.

LIMPANDO A MÁQUINA FOTOGRÁFICA
O exterior da máquina fotográfica pode ser limpo com um pano suave, livre de pó. Ocasionalmente, abra as “portas” de acesso à memória e compartimentos de bateria e use uma escova suave ou soprador para remover pó. Esfregue álcool (álcool de isopropil) em um cotonete para limpar partes de metal da máquina fotográfica, se necessário.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)