Cuidar
Dicas

Como cuidar da sua câmera digital

Algumas das melhores oportunidades para fazer fotografias interessantes acontecem durante tempo ruim. Você pode tirar proveito destas oportunidades contanto que você toma algumas precauções para proteger sua máquina fotográfica.

Uma máquina fotográfica digital dura por pelo menos 100.000 fotos se for corretamente cuidada. Debaixo de circunstâncias normais sua máquina fotográfica e lente necessitam de menos limpeza que você possa imaginar. Sempre há a possibilidade de que a lente da máquina fotográfica possa ser danificada durante a limpeza, então só o faça quando necessário. Confira a máquina fotográfica, porém, periodicamente.

TUDO QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE BATERIAS
As máquinas fotográficas digitais de hoje dependem de bateria para operar, e elas podem esvaziar depois de só alguns quadros se você tem as baterias erradas ou não as conserva carregadas. Também, baterias eventualmente se desgastam. Se elas parecem estar morrendo mais rapidamente, você pode precisar de substituí-las. (Porém, se elas são baterias de NiCad-Níquel Cadmium, você poderá ter que lidar com o problema de memória.)

Problemas de memória
uhhh, o que estava eu dizendo? Oh, certo, nós estávamos falando sobre efeitos de memória. Se você carrega uma bateria de NiCad e usa só parte da carga de energia, então recarrega novamente, não terá uma carga de energia plena. Isto é devido ao que é chamado “efeitos de memória”. O efeito de memória reduz a capacidade global e tempo de uso da bateria. (NiMH-Nickel Metal Hydride e LiOn-Lithium Ion não tem este problema.) Com o passar do tempo, a carga de energia armazenada se põe menor e menor e a bateria falha mais depressa quando usada. Por exemplo, se você repetidamente re-carrega uma bateria de NiCad de duração prevista para 2 horas e depois de usá-la durante só 30 minutos, ela desenvolverá uma memória que limita o tempo de utilização da bateria a 30 minutos.

Efeito de memória é causado por bolhas de gás que se acumulam nas placas das células da bateria e reduz a área disponível para carregar. Para corrigir a bateria e remover as borbulhas de gás, você precisa recondicioná-la. Ou você descarrega as baterias completamente deixando ligados a máquina fotográfica e LCD em e então as recarrega ou usa um carregador inteligente (charger/conditioner).

Tipos de baterias de recarregáveis
Baterias de NiCad (Nickel Cadmium) são o tipo mais amplamente usado de bateria recarregável. Elas carregam depressa, duram aproximadamente 700 ciclos de carga/descarga de energia e trabalham bem em baixas temperaturas.

Baterias de NiMH (Nickel Metal Hydride) trabalham 30% mais em cada carga de energia que baterias de NiCad de tamanho igual. Elas também são mais ambientalmente corretas porque eles são feitas de metais non-tóxicos. Se elas têm alguma fraqueza, esta é a vida global delas; só durando aproximadamente 400 ciclos de carga/descarga. Estas baterias não sofrem de efeito de memória.

Baterias de LiOn (Lithium Ion) duram duas vezes mais que baterias de NiMH de tamanho igual. Elas também não perdem depressa a carga de energia delas quando estão armazenadas. Porém, sendo mais nova que as outras baterias, elas não estão disponíveis em larga escala e são mais caras. Elas têm a mesma probabilidade de vida que as baterias de NiMH, aproximadamente 400 ciclos de carga/descarga. Estas baterias não sofrem de efeito de memória.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)