Dicas

FIES 2016 – Conheça algumas vantagens do Financiamento Estudantil

O FIES ou financiamento estudantil, é um projeto do Ministério da Educação ou MEC, destinado a estudantes que não possuem condições de financeiras de arcar com os custos de um curso de nível superior, desta maneira o FIES é utilizado para financiar o curso de graduação, em instituições de ensino particulares.

Atualmente os juros do financiamento estudantil estão em torno de 6,5% ao ano.

jurosFies
Juros FIES

Para conseguir contratar o programa estudantil FIES, o candidato deve possuir uma avaliação positiva no SINAES, ou Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e preencher os requisitos listados abaixo:

  • Possuir renda familiar per capta de até dois salários mínimos e meio;
  • Não ter concluído nenhum curso de nível superior;
  • Ter realizado a prova do ENEM a partir do ano de 2010, e possuir nota mínima de 450 pontos em um total de 1000 pontos, e não possuir nota igual à zero na redação.
enem
ENEM

Somente no primeiro semestre do ano de 2016, foram realizados cerca de 250 mil novos contratos obtidos pelo Programa de Financiamento estudantil, ou FIES.

Os juros cobrados pelo FIES está menor do que as taxas de inflação. Se analisarmos um curso de nível superior com cinco anos de duração, cuja mensalidade está em R$1.000,00, com o FIES o aluno paga apenas R$628,00 mensalmente, e as prestações começarão a ser cobradas um ano após a conclusão do curso.

O programa FIES 2016 possui certa semelhança com o projeto PROUNI. Basicamente o candidato escolhe o curso e lança sua nota na prova do ENEM para disputar por uma das vagas concedidas através do FIES. Os alunos que possuírem as melhores notas ganharão o financiamento pelo FIES.

Hand and book stairs isolated on white background
PROUNI e ENEM

Pouso alegre, 07 de abril de 2016.

Aline Garcez

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)