Dicas Fitness

O segredo de Forrest Gump! Como correr 42 Km – Maratona

De toda fauna das cidades, apenas um corredor é capaz de percorrer a mais clássica e respeitada distância, a maratona! Descubra como se tornar um corredor de 42 km.

O primeiro passo para ser um corredor de 42 km, é se inscrever em uma prova de 42km. Faça isso com 4 meses de antecedência para planejar os treinos e a viagem, se o evento dor em outra cidade.

A Maratona

Homem inspirado no Forrest Gump pretende atravessar os EUA em 100 dias
Homem inspirado no Forrest Gump pretende atravessar os EUA em 100 dias

Uma maratona só é possível com muito, mas muito treino! Prepare-se para acordar cedo nos finais de semana abrir, mão de alguns eventos sociais e nunca, jamais, pisar na jaca!

Agora é hora de eleger o seu melhor e mais confortável tênis de corrida. É ele que vai  te acompanhar nos treinos longos e  na maratona.

Tênis para Maratona

Jamais corra 42 km com tênis novos, ou o seus pés podem encarar inimigos como as tão temidas “bolhas”. O corredor de maratona treina no mínimo 4 vezes por semana. Reveze treinos de resistência com os de velocidade. Dedique os  finais de semana para correr longas distâncias. Os “longões” como carinhosamente são chamadados, são a chave para a maratona e ajudam a preparar a sua mente para correr por horas a fio.

Evite usar tênis novos na maratona
Evite usar tênis novos na maratona

Comece correndo 15 quilômetros e evolua 20 e 25 km. Vinte dias antes da prova, você fará o longão decisivo de 32 quilômetros. Se você chegar a essa distância sem grandes problemas, provavelmente será um corredor de 42 km.

Invista também nos treinos de velocidade para melhorar a resistência. O peso de um corredor de 42 km também é um fator muito importante, ele será carregado por toda a corrida e qualquer kg a mais vai fazer grande diferença.

A preparação

Você também precisa preparar seus músculos para uma corrida longa, então não abra mão de treinos de força pelo menos três vezes por semana. O corpo de um corredor de 42 km é uma máquina e precisa de combustível. Na véspera dos treinos longos e da maratona aumente a ingestão de carboidratos.

Fontes de carboidratos
Fontes de carboidratos

Coma batata, arroz e no jantar pode mandar ver no macarrão ao sugo. Algumas horas antes da corrida coma um belo café da manhã com alimentos fontes de energia e tenha sempre em mãos uma garrafa d’água.

Faltando uma hora, coma algo  mais leve e não deixe de se hidratar. Durante uma maratona os níveis de nutrientes e hidratação tendem a abaixar rapidamente! Reponha os líquidos e sais minerais a cada 20 minutos. Para ter melhor resultado use fontes de energia de rápida absorção a cada sete ou oito quilômetros.

[sociallocker id=”2427″]

Estratégia para completar a corrida

Um corredor de 42 km sabe  planejar seu percurso e o ritmo de corrida. Não se empolgue logo no começo, afinal  ainda faltam 42 quilômetros. Corra a  primeira metade em seu ritmo confortável, caso se sinta disposto, aumente um pouco o ritmo.  A marca do 30 km é conhecida como decisiva na maratona. É ali que o corpo pode bater no muro, com os corredores chamam a fadiga. Para evitá-la se hidrate e se alimente rigorosamente nos momentos indicados.

Finalista da Maratona
Finalista da Maratona

Completar uma maratona é um dos momentos mais marcantes da vida! Aproveite cada quilômetro percorrido, curta as paisagens, observe os corredores e ao cruzar a linha de chegada, aproveite cada segundo da sua conquista! Agora sim! Você está no topo da cadeia alimentar! É o rei das selvas, ou melhor, uma maratonista. Um famigerado corredor de 42 km.

[/sociallocker]

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)