Dicas

Óculos de sol ou de grau caindo ou escorregando do rosto – Veja a solução

Os óculos de sol ou óculos escuros são um grande acessório de moda, mas seu trabalho mais importante é proteger os olhos dos raios ultravioleta do sol (UV). Alguns dos efeitos do sol sobre os olhos incluem:

  • Cataratas, uma turvação da lente do olho que pode borrar a visão. Estima-se que 20% dos casos sejam causados por exposição prolongada aos raios UV.
  • Degeneração macular, resultante de danos à retina que destrói a visão central. A degeneração macular é a principal causa de cegueira nos Estados Unidos.
  • Pterígio, um tecido de crescimento sobre a parte branca da superfície do olho que pode alterar a curva do globo ocular, causando astigmatismo.

Ao comprar óculos de sol, procure aqueles que bloqueiam 99 a 100% da radiação UVA e UVB, para que você possa manter a visão nítida e os olhos saudáveis. Um chapéu de abas largas oferece uma grande proteção, também!

Óculos escorregam ou caem do rosto – SOLUÇÃO

5 Dicas para usar óculos de sol

1.) Use óculos de proteção sempre que seus olhos estiverem expostos à luz UV, mesmo em dias nublados e durante os meses de inverno.

2.) Compre óculos de sol de qualidade que ofereçam boa proteção. Óculos de sol devem bloquear 99 a 100 por cento da radiação UVA e UVB e de 75 a 90 por cento da luz visível.

3.) Verifique se as dos óculos são perfeitamente combinadas em cor e livre de distorções e imperfeições.

4.) Prefira lentes cinza-coloridas. Eles reduzem a intensidade da luz sem alterar a cor dos objetos, proporcionando a visão de cor mais natural.

5.) Não se esqueça da proteção para as crianças e adolescentes. Eles normalmente passam mais tempo no sol do que os adultos.

6.) Se você usa óculos de grau, pode mandar colocar lentes de grau em seu óculos de sol. Verifique em uma ótica se o modelo é compatível.

Os raios UVA e UVB

A luz UV é parte do espectro de radiação e não é visível para os seres humanos. Uma vez que os raios UV têm mais energia do que a luz visível, eles podem penetrar os tecidos oculares mais facilmente e podem danificar a lente cristalina e a retina.

Uma vez que as alterações relacionadas aos raios UV começam a aparecer, o melhor curso de ação é prevenir a progressão e outros danos. Danos aos olhos ocorrem gradualmente e não é reversível. É importante proteger os olhos da luz UV a partir de uma idade muito jovem.

As crianças devem usar óculos de sol de boa qualidade que bloqueiam UV e usar um chapéu com uma aba larga na frente para evitar que os raios UV cheguem aos olhos.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)