Fitness

Mundo Fitness, o Mundo do Personal Trainer

Nos dias de hoje não é estranho ouvir a palavra fitness ou conhecer pessoas fitness. A palavra é de origem inglesa e significa “estar em boa forma física”. O termo é normalmente associado à prática de atividade física e se refere ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental, portanto, fitness ainda significa a resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável.Este termo surgiu no final dos anos 70 com uma proposta do ser humano completo de bem com a vida, físico, social e mentalmente equilibrado.

fitness 1

Fitness tem como função básica traçar um padrão de treinamento       para que um indivíduo possa chegar ao estado de bom condicionamento físico, através dos seguintes componentes: flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada. E para treinar esses componentes o Fitness, aplica determinados princípios de treinamento embasados no balanceamento de uma boa composição corporal, ou seja, sem excessos na porcentagem de gordura e de um bom índice de massa magra.

Desta forma, o verdadeiro conceito Fitness incentiva a busca do equilíbrio entre dedicação e o prazer, nos apresentando, como consequência, o sentido de “bem estar” do SER como um todo, inclusive saúde mental e emocional, que nos ajuda a controlar os sentimento e ansiedades originadas da vida agitada da modernidade.

fitness 2

A iniciativa maior parte das próprias pessoas, fato evidenciado pelo número cada vez maior de indivíduos caminhando, correndo, pedalando, frequentando programas holísticos (que considera o todo levando em consideração as partes e suas inter-relações) em praça pública e de preparação física em academias.

Então não basta prometer que vai começar a emagrecer após o carnaval, que vai mudar hábitos, etc., a palavra que resume tudo isso é “Foco”. Ano de 2016 já começou e este universo revela algumas tendências que poderão fazer sucesso entre os adeptos e para aqueles que ainda não conhecem ou não praticam, encontrar a melhor tendência que se encaixa ao seu perfil.

Tecnologia Wearable

Dispositivos para otimizar a rotina fitness estão, pela primeira vez, liderando este ranking anual. Neste grupo estão às roupas, sapatos, relógios, pulseiras inteligentes e demais tecnologias que ajudam na hora das atividades físicas.

fitness 3

BodyWeight Training

O treino com o peso do corpo é um treinamento “cru”, quase livre de acessórios, ou seja, o indivíduo utiliza basicamente o próprio peso do corpo para realizar os exercícios.

fitness 4

HIIT

HIIT é um termo inglês para Treino Intervalado de Alta Intensidade. Trata-se de treinos curtos e mega intensos para resultados rápidos e eficazes. Imagina correr 5 km numa mesma intensidade durante certo tempo. Agora considere correrem estes mesmos 5 km em intervalos lentos e de alta velocidade. Esta é a ideia do HIIT e que muitas pessoas veem praticando nas academias, praças, clubes e esteiras ergométricas.

fitness 5

Treino de Força

É um treino de musculação que visa o aumento do recrutamento de unidades musculares específicas. Determinadas partes do corpo que se deseja elevar.

fitness 6

Treinamento funcional

Caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas, este tipo de treinamento abrange mais do que um grupo muscular isolado, ou seja, benefícios para todo o corpo.

fitness 7

Seja qualquer uma dessas tendências que se queira seguir ou praticar é extremamente necessário procurar antes de tudo um médico para que seja feito um check-up e uma avaliação das condições físicas de cada pessoa.

Autor: Danilo Souza

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)