Futebol

10 Fatos e Notícias do Flamengo

O Flamengo é um dos quatro maiores clubes de futebol do Rio de Janeiro, ao lado de Vasco, Fluminense e Botafogo. A equipe Rubro-Negra – um dos apelidos do Flamengo – também possui a maior base de fãs das equipes de futebol do Brasil, com estimativas de 32,5 milhões de pessoas torcendo pela equipe em todo o mundo.

Apesar desta enorme cobertura e exposição, ainda existem alguns fatos surpreendentes sobre o mengão que você pode não saber.

1. O Flamengo começou como um clube de remo

O Flamengo era originalmente um clube de remo, além de ter equipes em vários  outros esportes  – mas o futebol não era um deles. A equipe de futebol começou em 1912 quando membros da equipe Fluminense deixaram seu clube após uma disputa com o gerente e decidiram criar uma nova equipe sob o nome do Flamengo.

2. Primeiro jogo bem sucedido

O primeiro jogo de futebol foi em 3 de maio de 1912 na praia do Russel  – hoje conhecida como a localização do agora abandonado Hotel Gloria – contra Manguiera.

A equipe do Mengão – outro dos apelidos do Flamengo – teve um impressionante primeiro jogo, terminando o jogo em 16-2, que continua a ser a vitória mais impressionante da equipe.

3. Cores do Flamengo

Torcida do Flamengo

As primeiras cores do time foram realmente dourado e azul – dourado para representar as riquezas do Brasil e azul representando a Baía de Guanabara na cidade natal da equipe. Mais tarde, mudou-se para o vermelho e preto, inspirado nas cores do Jockey Club do Rio de Janeiro.

4. Melhores Artilheiros do Flamengo

Os melhores artilheiros do Flamengo contam com uma impressionante contagem de gols. Ao longo da história da equipe, Zico (1971-83, 1985-89) continua a ser o melhor marcador com 508 gols, seguido por Dida (1954-64) com 244 gols, Henrique (1954-63) com 214 gols, Romario (1995-99 ) com 205 gols, e finalmente Pirilo (1941-47) com 201 gols.

5. Melhor marcador em um único jogo

Durval, um jogador do mengo, tornou-se a pessoa a marcar a maior parte do tempo para a equipe em um único jogo, marcando sete gols  frente a Campos em 1950. O jogo terminou 13-1 para a equipe.

6. O jogo mais polêmico da história brasileira

A equipe foi o centro do que mais tarde foi chamado de o jogo mais controverso na história do futebol brasileiro. Em 1981, o Atletico MG e o Flamengo foram em frente à final do campeonato da Copa Libertadores da América.

O árbitro José Roberto Wright foi mais tarde acusado de parcialidade contra o Flamengo – deu o cartão vermelho a cinco dos jogadores do Atletico MG no campo e eliminou a possibilidade de usar suas reservas. Com poucos jogadores e sem chance de substituí-los, o jogo acabou automaticamente e o campeonato foi dado ao Flamengo.

7. A primeira equipe patrocinada

Nação Rubro-Negra

O Flamengo foi o primeiro clube no Brasil a ter um patrocinador. A parceria veio da Petrobras, a partir de 1984 e com duração de 25 anos. Hoje, o Rubro-Negro anuncia cerca de cinco patrocinadores diferentes em sua camisa.

8. Apelidos

O time tem vários apelidos – Rubro-Negro, Mengão e Fla entre eles – mas o mais abrangente é “O Mais Querido do Brasil”. É uma convicção generalizada de que o Flamengo recebeu esse apelido de ter o maior número de torcedores no Brasil, mas na verdade ele veio de uma votação.

No Rio de Janeiro, em 1927, o Mengão e o Vasco fizeram votação na Copa Salutaris, evento promovido pela Salutaris água mineral e o Jornal do Brasil.

Os fãs tiveram que levar um rótulo do produto para a sede do Jornal do Brasil com o nome de sua equipe escrita nele. O Flamengo reuniu o maior número de votos e foi premiado com um troféu prateado de 1,5 metros que simbolizava seu título, O mais amado do Brasil.

9. Uma maratona de campeonato

Em 1981, o Mengo ganhou a Copa del Vasco, a Copa Libertadores e a Copa Intercontinental – tudo em apenas 20 dias.

10. Maior participação

Torcedores no jogo do Flamengo

O jogo Flamengo vs Santos em 1983 foi uma final do Campeonato Brasileiro e teve o maior número de torcedores  na história do futebol brasileiro com um total de 155.523 adeptos que participaram do jogo. O mengo ganhou de 3-0.

 

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)