Homeschooling

Atividades para fazer com o seu Bebê em casa

As atividades propostas aos bebês possuem o intuito de desenvolver o pensamento cognitivo dos pequenos, auxiliando-o em seu processo de aprendizado.

Toda a criatividade é válida na hora de propor novas brincadeiras aos bebês, por isso, não poupe esforços na hora de entreter o seu baixinho.

Como uma simples brincadeira pode contribuir para o desenvolvimento do bebê?

Na atividade de hoje, foi usado macarrão cozido para entreter e divertir o bebê.

Ao manusear o macarrão, o bebê estará explorando novas texturas, podendo ainda aperfeiçoar sua coordenação motora.

Ao acrescentar outros alimentos ao macarrão, ele estará desenvolvendo também o processo de aprendizado de ‘ação e reação’, vendo o que acontece cada vez que ele acrescentar um novo ingrediente.

O fato é que ao entrar em contato com uma brincadeira nova, o bebê rapidamente se empenha em aprender o que aquilo significa, devido ao seu aguçado senso de curiosidade.

Com muito carinho e amor, a pessoa que estiver acompanhado o bebê nesta atividade, normalmente os pais ou professores, explicará com algumas demonstrações, o que o bebê deve fazer com aqueles itens a sua frente.

Neste ponto, é fundamental que o responsável pela criança tenha muita paciência, sabendo como conquistar a atenção dos bebês.

Isso mesmo!

Ao lidar com bebês e crianças, saiba como você deve agir para eles deem realmente atenção para você. Pois caso contrário você será só alguém que age em uma língua contrária à dos baixinhos, como se você estivesse conversando com alguém em japonês sem saber falar o idioma.

Eu costumo dizer que depois que eu virei mãe, eu estou parecendo a Xuxa, passo o dia inteiro cantando e falando doce.

Claro que isso não significa que você deve falar errado e como uma pessoa de outro mundo. Mas mude a sua entonação, acrescente uma dose a mais de carinho a sua voz, sorria, adicione melodias e olhe constantemente para o seu pequeno.

A crianças costumam retribuir a atenção que recebem.

Poder fazer parte do desenvolvimento de uma criança, é uma oportunidade mágica.

Pois você terá a sua frente um espelho, e nele você verá o seu reflexo.

Isso não significa que o seu bebê terá a mesma personalidade e agirá exatamente como você. Mas você verá em seu pequeno o espelho do seu estado emocional.

Isso porque se você for uma pessoa calma ou agitada, verá suas ações refletidas em seu pequeno. Sendo que o modo que você age, fala e lida com as situações, serão praticamente as mesmas usadas pelos bebês e crianças em seu dia-a-dia.

É a energia que emanamos para o mundo, e consequentemente recebemos ela de volta.

Por isso é importante ressaltar que o sucesso do desenvolvimento e aprendizado do seu pequeno dependerá muito da sua paciência e sabedoria em seu modo de agir.

Ao saber controlar a si mesmo, você verá que estará muito mais apto a lidar com as situações que envolvem o desenvolvimento infantil.

Resultados obtidos

Então vamos lá, juntando todas estas descobertas que eu pude aprender com a maternidade, e adicionando uma dose extra de criatividade, desenvolvi essa atividade dinâmica, como eu costumo chamar, para proporcionar um momento de aprendizado e diversão para o meu pequeno.

Você pode fazer essa mesma brincadeira com seus alunos ou filhos. Destacando que durante a atividade, o bebê ou a criança deve obrigatoriamente estar sob a supervisão constante de um adulto, para evitar quaisquer incidentes.

O resultado da nossa brincadeira pedagógica você confere nas fotos a seguir!

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)