Homeschooling

Homeschooling: Qual a idade ideal para iniciar a alfabetização das crianças?

A alfabetização das crianças e os fatores que a envolvem é um assunto que está cada vez mais presente na mídia. Com a eleição de Jair Bolsonaro ao cargo de Presidente da República, acredita-se que algumas mudanças sejam feitas na educação infantil.

A idade ideal para iniciar a alfabetização das crianças é um assunto bem complexo e que requer atenção especial.

Mas afinal de contas, qual é a idade certa para iniciar a alfabetização?

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que cada criança possui o seu próprio ritmo de desenvolvimento e aprendizado. E este fator deve ser levado em conta durante todo o seu processo de educação.

Algumas crianças possuem mais facilidade com os números, outras com leitura, outras com os elementos da natureza, e por aí vai. Cada criança é única, e seus dons e talentos naturais são fundamentais para o seu aprendizado.

Sendo assim, a idade certa para iniciar o processo de alfabetização pode não ser a mesma para cada um dos pequenos, e é aí que o homeschooling se destaca entre os outros modelos de alfabetização.

Isso porque nesta modalidade de ensino as características e necessidades pessoais de cada criança são levadas em conta a hora de elaborar as aulas e atividades pedagógicas.

O Ministério da Educação estabelece que toda criança dos 4 aos 17 anos de idade deve obrigatoriamente estar matriculada em uma escola.

Porém, antes mesmo de completar 4 anos, a alfabetização das crianças pode ser inicializada.

É possível alfabetizar um bebê?

Uma curiosidade interessante sobre os bebês é sua impressionante capacidade de memorização.

Os pequenos possuem um senso de curiosidade para lá de aguçado, então, toda a atividade que você propor a ele de forma divertida, será muito importante para o seu senso cognitivo.

O desenvolvimento da cognição abrange fatores como:

  • Linguagem;
  • Percepção;
  • Memória;
  • Raciocínio.

É claro que você deve iniciar o processo de aprendizado do seu bebê com atividades no qual ele tenha capacidade de entender. Pois não vai adiantar você querer ensinar contas ao seu filho sem antes ensina-lo o que são os números.

Tudo deve seguir uma ordem lógica, sempre acompanhando o ritmo de desenvolvimento da criança.

É difícil propor atividades pedagógicas para os bebês devido as singularidades de cada um deles.

Cada criança possui características e preferencias específicas, então o que funciona para um, pode não ser a melhor opção para um outro bebê.

Alguns bebês demonstram mais interesse pela fala, outros por brinquedos, outro por pessoas, outro pela sua capacidade de locomoção, e por aí vai.

O mais importante é você notar qual é a melhor maneira de estimular e interagir com o seu pequeno. E assim auxilia-lo em seu desenvolvimento.

Homeschooling para bebê

Apesar de suas singularidades, todos os bebês possuem algo em comum: O desejo incessante de aprender e fazer bagunça.

Abaixo você confere algumas brincadeiras para realizar com o seu pequeno para auxilia-lo no seu processo de desenvolvimento e aprendizado.

É importante que durante toda a brincadeira o bebê esteja em constante supervisão de um adulto.

Interação com os livros

Apesar de serem muito novos para compreender o que está escrito nos livros, esta é uma boa maneira de aguçar o senso de curiosidade dos bebês e ajudá-los a fazer grandes descobertas.

No início, os bebês só amassam e folheiam deliberadamente os livros. Com o tempo, ele vai despertando curiosidade para saber o nome das figuras e entender o que está nos livros.

Brincando e aprendendo com o trigo

A ideia da atividade é proporcionar um momento descontraído e agradável para o divertimento do seu pequeno.

Ao mesmo tempo em que ele estará conhecendo a textura desse alimento importantíssimo para a nossa alimentação.

Esta é uma atividade sensorial, cujo a ideia central é faze-lo sentir a sensação de se divertir com a farinha de trigo antes e depois de ser misturada com água.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)