Curiosidades

A FUNAI, Os Índios e o dia do Índio

No Brasil,  o dia do Índio, comemorado anualmente em 19 de abril, reconhece e homenageia os povos indígenas do Brasil . A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas por um decreto em 1943, e recorda o dia 19 de abril, em 1940, no qual várias lideranças indígenas das Américas decidira, participar do Primeiro Congresso Interamericano de Indiana, realizado em México.

Dia do Índio – Educação Infantil

Hoje em dia maior parte das cidades não celebram a data, no entanto, é muito comum para crianças em idade escolar em todo o Brasil se vestir como nativos e visitar museus para aprender mais sobre os primeiros brasileiros. É comum ver celebrações em estados com uma grande população indígena, como Mato Grosso , Mato Grosso do Sul , Pará , Goiás , Rondônia e Amazonas .

Atividades do Dia do Índio

O Festival Nacional do Índio é realizado anualmente em Bertioga, São Paulo para celebrar o Dia do Índio. É considerado o maior evento cultural indígena do mundo, que acontece em 19 de abril.

Mulheres Indígenas
Mulheres Indígenas

O festival é visto como uma oportunidade de aprender sobre os povos indígenas brasileiros, uma vez que viajar para a maioria das áreas tribais e reservas no Brasil é restrito e deve ser autorizada pela FUNAI , Fundação Nacional do Índio. Ele também é visto como uma oportunidade para que os nativos brasileiros para realizar celebrações, tais como rituais indígenas, body art, música, dança, comida, artesanato e esportes.

A FUNAI

Logotipo da FUNAI
Logotipo da FUNAI

Funai é a sigla da Fundação Nacional do Índio, órgão do governo, vinculado ao Ministério da Justiça, criado em dezembro de 1967, com o objetivo de demarcar as terras indígenas e prestar assistência médica e educacional aos índios.

Fonte: wikipedia

2 thoughts on “A FUNAI, Os Índios e o dia do Índio

  1. Os indios sao a parte da populaçao brasileira que esta crescendo mais rapidamente. Tem direitos em excesso e sao sustentados pelos impostos que pagamos. Tem terra demais e sao preguisos encostados. Com tanta terra nao precisariam estar nas ruas e esquinas pedindo esmola.
    Lugar de indio e na area que eles foi reservada , pelado , sem tv de plasma, celular ,camionete, etc .

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)