Curiosidades

A origem de 1º de abril – Dia da mentira

Apesar de não ser feriado e ter um reconhecimento oficial, 1 de abril tem sido comemorado como um dia para celebrar, a “trollagem” para ser exato. Mais especificamente, o dia da mentira é um dia para pregar peças nas pessoas.

Descobrir as origens do dia da mentira pode ser tão complicado como chegar à fonte de uma piada.

A teoria mais comum sobre a origem do dia dos tolos (como também é conhecido): Em 1582, o Papa Gregório XIII emitiu uma bula papal decretando um novo calendário padrão para a Europa cristã que levaria seu nome, e séculos mais tarde se tornaria o padrão internacional no século 21.

1º de abril

Antes do século 15, as nações da Europa e cidades-estado operavam usando o calendário juliano. O calendário gregoriano mudou a data do ano novo de primeiro de abril para primeiro de janeiro (entre outras mudanças). Monarquias católicas foram naturalmente os seus primeiros adeptos.

Pinóquio
Pinóquio

Dada a natureza da reforma, tanto em termos de comunicação de uma mudança tão fundamental para uma grande população e lidar com os críticos do novo calendário, alguns europeus continuaram a celebrar o novo ano entre 25 de março e 1 de abril.  Aqueles que ainda comemoravam o ano novo em abril, foram chamados de “tolos de abril”, e foram objecto de brincadeiras e ridicularização por aqueles que adotaram o novo calendário.

Outras culturas não-ocidentais têm as suas próprias tradições semelhantes ao “dia dos tolos de abril” também. Na Índia, Holi, um festival Hindi colorido que freqüentemente atrai participantes não-Hindi para participar, muitas vezes é comemorado por pessoas lançando piadas e jogando tinturas coloridas uns sobre os outros.

A cultura persa também tem um feriado com um tema semelhante, conhecido como Sizdahbedar.

Pegadinhas para 1º de abril

1. Faça insetos falsos e coloque-os em lâmpadas;

2. Anexe uma buzina a cadeira de alguém;

3. Faça maçãs do amor com cebolas;

4. Pinte o sabonete do banheiro com base de unhas e deixe no box do chuveiro;

5. Substitua o recheio da bolacha com creme dental;

6. Coloque talco ou farinha no secador de cabelo;

7. Embrulhe um presente de mentira;

8. Comece a olhar para cima como se estivesse observando alguma coisa;

9. Faça um suco de gelatina em jarra de suco;

10. Coloque a pontinha da nota de 50 reais presa ao um bilhete escrito “1º de abril” em baixo do teclado do computador;

Fonte: news.discovery.com

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)