Curiosidades

Aprenda 10 Brincadeiras de Festa Junina

No Brasil, há muitos séculos, no mês de junho são comemoradas as chamadas Festas juninas.

Segundo alguns pesquisadores especialistas em rituais e festividades, consideram que as festas juninas são originárias dos antigos povos germânicos e romanos.

As festas juninas do Brasil possuem forte influencia da Europa, como por exemplo, a comemoração dos dias dos santos.

Houve também uma combinação com elementos típicos do interior do país, e de tradições sertanejas.

Por tais motivos, os meses de junho e julho são marcados com muitas festas, comidas e brincadeiras.

Confira as 10 melhores brincadeiras de festa junina e divirta-se nesse arraial.

  1. Brincadeiras Juninas: Pescaria

A pescaria é uma brincadeira muito comum nas festividades juninas. Ela é extremamente simples e divertida, basta recortar moldes de papelão em formato de peixe e enumera-los.  Deve-se colocar uma argola na boca do peixe e enterra-lo em uma vasilha com areia. Os participantes da brincadeira recebem uma vara de pescar, o vencedor será aquele que conseguir pescar o maior número de peixes ou aquele que fizer mais pontos.

 Pescaria

  1. Brincadeiras Juninas: Correio Elegante

O objetivo do jogo correio elegante é enviar bilhetes e frases românticas, com mensagens românticas, de amizade ou apenas piadas e trocadilhos para conhecidos e amigos.

 correio_elegante

  1. Brincadeiras Juninas: Corrida no Saco

Na brincadeira, os participantes entram em um saco grande, e disputam uma corrida pulando dentro do saco, até atingir a linha de chegada.

 corrida-do-saco

  1. Brincadeiras Juninas: Ovo na Colher

Os participantes do jogo seguram uma colher com a boca ou com as mãos, com um ovo cozido nela. O vencedor será aquele que cruzar a linha de chegada sem derrubar o ovo.

  1. Brincadeiras Juninas: Dança da Laranja

Diversos casais colocam uma laranja entre as suas testas e iniciam uma dança. Os casais não podem tocar a laranja com as mãos enquanto estiverem dançando. Caso a laranja caia no chão, os participantes são desclassificados. A música continua até que reste apenas um casal.

 dança_laranja

  1. Brincadeiras Juninas: Pesca da Maçã

São colocadas algumas maçãs em uma bacia com água. Cada jogador, com as mãos para trás, deve tentar morder a maçã. Aquele que conseguir ganha uma prenda ou brinde.

  1. Brincadeiras Juninas: Boca do Palhaço

Na brincadeira o participante arremessa cinco bolinhas consecutivas, e todas as vezes que ele acertar a boca do palhaço marcará alguns pontos. O vencedor será aquele que acertar mais bolinhas dentro da boca do palhaço.

 boca-do-palhaço

  1. Brincadeiras Juninas: Derrubar Latas

A brincadeira consiste em emparelhar varias latas vazias em uma superfície plana ou muro. Com algumas bolas feitas de meias, os participantes tentam derrubar as latas. Vence aquele que derrubar o maior número de latas.

  1. Brincadeiras Juninas: Rabo do Burro

Este jogo é imensamente divertido. Na brincadeira é usado um burro desenhado em um papelão ou algo similar. O participante deve com os olhos vendados tentar encaixar o rabo do burro no lugar correto. No inicio da brincadeira o jogador deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

 rabo-do-burro

  1. Brincadeiras Juninas: Corrida do Saci-Pererê

Esta brincadeira se assemelha bastante a corrida do saco. A única diferença é que na corrida do Saci-Pererê os participantes devem pular em apenas um pé.

 corrida-do-saci-perere

Aline Garcez

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)