Curiosidades

CD-ROM, CD-R e CD-RW

Discos de CD-ROM são semelhantes em conceito aos discos auditivos (CDs) tão populares na indústria música. Estes discos podem acumular 660 megabytes de dados. Como outras mídias, eles são avaliados pelos períodos de acesso e taxas de transferência. Considerando que muitas das características deles são fixas por especificações que os fazem compatível com os milhões de drives em utilização em todo o mundo, o desempenho é aumentado fazendo-os girar mais rápido no drive. Quanto mais rapidamente eles giram, mais rápido é os período de acesso e mais alta as taxas de transferência. A taxa de giro é designada pelas designações 2x, 4x, 6x, e 8x que cada drive leva. Por exemplo, um drive 32x gira 32 vezes mais rapidamente que os drives originais.

CD-R para Arquivar Imagens
CD-Recordable (CD-R): discos que podem ser escritos só uma vez. Estes discos têm uma camada fina de ouro com uma camada de tintura verde por baixo. Para registrar dados, o laser forma saltos na camada de tintura. Quando rodado, o computador lê um salto como 1 e a ausência de um salto (ou uma fenda) como 0. O fato que você só pode escrever uma vez nestes discos não é sempre uma desvantagem. Muitos fotógrafos precisam de cópias de arquivo de imagens e o fato que eles não podem ser modificados uma vez copiados é de fato um benefício.

CD-RW para Trabalho de Armazenamento
CD-ReWritable (CD-RW): discos podem ser gravados, apagados e reutilizados como um disco rígido. Estes discos (e os discos de DVD-RAM discutidos abaixo) registram os dados mudando o material da camada de um estado cristalino bem estruturado para um estado amorfo menos ordenado, um processo chamado mudança de fase. Estes discos são mais lentos que outras formas de mídia, mas eles são quase universalmente legíveis em computadores com drives de CD.

Impressoras de CD
Etiquetar CDs pode ser um problema, mas há impressoras que imprimem etiquetas diretamente nos discos. Em vez de usar um feio marcador de ponta de feltro, você pode usar uma inkjet, dry offset ou sistema de impressão silkscreen.

Outro processo mais barato seria comprar o kit de etiquetas para CD da Pimaco brasileira, o CDpply. Este inclui um aplicador de plastico que torna a tarefa de aplicar as etiquetas redondas em seu CD, realmente fácil. O kit vem com software de criação de etiquetas para o MS Word e o Corel Draw, além de um jogo de 30 etiquetas. Quando estas acabarem, você pode adquirir pacotes com reffils. O produto é facilmente encontrado nas papelarias e casas de material de informática.

Tagged

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)