Modelo de Barba
Curiosidades

4 Coisas que você precisa saber sobre a barba e seus estilos

Ter uma  barba vai muito além da estética, ter o rosto lisinho já foi um padrão da moda masculina. Durante muito tempo, de acordo com a revista Forbes, 98% dos homens mais ricos do mundo não possuíam barba e isso está relacionado com a ideia de higiene e civilidade.

Como se um empresário bem sucedido só conseguisse esse status pela ausência da barba, a mesma ideia também existe no ambiente militar. Os brasileiros que se alistam não podem usar barba e o bigode só é permitido se for para tampar uma cicatriz.  Já nos países árabes, o uso da barba é liberado porque lá ela ajuda a proteger o rosto contra o sol forte.

Fatos que você precisa saber sobre a barba

A Barba ao longo da história

Essa história de usar barba começou no Egito. Os membros da nobreza gostavam de cultivar a barba como um sinal do status. Na Grécia antiga ter barba representava ter força, coragem e sabedoria. Por isso que os espartanos raspavam os pelos do rosto dos inimigos. Na Idade Média a barba significava virilidade.

300 Esparta
Barba Espartana – Leônidas

Em 1535 o rei inglês Henrique oitavo criou um imposto bem estranho, todos os homens que deixavam a barba crescer por um período maior que duas semanas precisavam pagar um determinado valor.

A partir das décadas de 1970/1980 os americanos passaram a adotar um visual com cavanhaque e bigode, principalmente os homossexuais. Essa característica cultural teve como um de seus representantes o cantor Fred Mercury.

O uso da barba revela diferentes culturas, seus valores e diferenças. Essa simples características visual se tornou uma verdadeira forma de expressão de cada um.

Existe uma série de produtos no mercado que prometem salvar a situação de sua barba rala, mas antes de tentar fazer qualquer experiência, consulte um dermatologista.

O primeiro produto e o mais procurado é o Minoxidil uma loção que ajuda contra calvice. Outra dica é o óleo de barba, por ser de composição natural e bastante nutritivo, ele vai ajudar a prevenir o surgimento de espinhas e evitar a coceira da caspa. Também existem alguns suplementos como a biotina, que também pode ajudar no crescimento dos pelos com bastante proteína. Sempre mantenha sua pele bem cuidada com esfoliantes e cremes hidratantes.

Não adianta você raspar a barba todo dia achando que ela vai crescer mais grossa e escura. Isso é um tremendo de um mito.

Benefícios para a saúde

Um homem passa em média 3350 horas da sua vida fazendo a barba, isso são quase 5 meses, então a dica é aproveitar seu tempo fazendo outras coisas. A barba também pode trazer muitos benefícios para sua saúde. Ela pode ser uma boa camada de proteção contra infecções e bactérias, já que  costumam entrar no organismo pelas aberturas. Você também pode evitar espinhas e irritações no seu rosto se não ficar se barbeando o tempo todo.

Barba Estilosa
Barba Estilosa

A barba pode proporcionar maior estímulo sexual de acordo com um estudo realizado em 2008 na universidade de Northumbria no Reino Unido. As mulheres avaliam homens que usam barba como sendo mais maduros, dominantes  e sensuais. Além disso elas também afirmaram que eles são os melhores pares românticos seja para um relacionamento casual ou a longo prazo.

Em defesa da barba

Em vários países ter essa característica visual é algo bastante recomendado. Desde 1940 existe uma organização dos Estados Unidos chamada Instituto Americano do bigode e o objetivo deles é lutar pelo uso do bigode.

Na Alemanha acontece todo ano o campeonato internacional da barba e bigode, onde vários participantes se reúne com os estilos mais exóticos e criativos de barbas e bigodes. São 300 competidores que representam 20 países. A disputa é separada em duas categorias, em três divisões diferentes: bigode, barba parcial e barba completa. Já aqui no Brasil o uso da barba é algo tão admirado que alguns homens procuram realizar um implante de pelos.

Mulheres barbadas

Você com certeza já ouviu essa expressão quando se tratava de atrações de circo ou algum filme de anomalias genéticas, mas existem mulheres que aderiram ao uso dos pelos pelo corpo, inclusive no rosto e não são aberrações por isso. Essa é uma luta contra os padrões de beleza feminina impostos pela sociedade.

Mulher Barbada
Mulher Barbada

O primeiro caso dessa quebra de padrão é uma senhora americana chamada Vivian Wheeler de 64 anos que é atualmente a mulher com a barba mais longa. Quando ainda tinha 7 anos de idade ela foi diagnosticada com uma síndrome rara chamada hipertricose. Isso faz com que os pelos no rosto apareçam muito cedo e em maior quantidade após muitos anos.

One thought on “4 Coisas que você precisa saber sobre a barba e seus estilos

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)