Curiosidades

Conheça 7 fatos sobre Tiradentes que talvez você não saiba [ O #6 é chocante ]

Tiradentes ou José da Silva Xavier foi o mestre da inconfidência mineira. O movimento é classificado como o pioneiro na tentativa de libertação colonial do Brasil.

Tiradentes nasceu no ano de 1746, na Vila São José Del Rei, onde atualmente está situada a cidade de Tiradentes, no Estado de Minas Gerais.

Juntamente com outros membros da aristocracia mineira, Tiradentes passou a fazer parte do movimento denominado inconfidência mineira, que possuía como objetivo principal conquistar a independência do Brasil.

Confira abaixo sete fatos sobre a história de Tiradentes que talvez você não conheça:

  1. Ídolo Nacional

Tiradentes lutou incansavelmente pela independência do Brasil, em um período notavelmente complexo, época na qual nosso país sofria deliberadamente com a exploração e domínio de Portugal.

 minas_geraistiradentes

  1. Morte Humilhante

Tiradentes foi executado no dia 21 de abril do ano de 1792. Fragmentos de seu corpo foram espalhados na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Rio de janeiro. Sua residência foi queimada e seus bens foram confiscados.

mortetiradentes
Morte de Tiradentes

  1. Feriado em homenagem a Tiradentes

Para homenagear o líder da inconfidência mineira, José da Silva Xavier, foi criado um feriado nacional, comemorado no dia 21 de abril, pois foi nesta data em que ocorreu a execução do mentor Tiradentes.

  1. Origem do apelido Tiradentes

José da Silva Xavier exerceu inúmeras profissões, dentre elas minerador e tropeiro. Também exerceu algumas práticas farmacêuticas, e acabou tornando-se dentista, o que mais tarde lhe rendeu o apelido de “Tiradentes”.

  1. Cidade de Tiradentes – Minas Gerais

A cidade onde atualmente está situado o município de Tiradentes foi criada no ano de 1702, e antigamente a cidade possuía outros nomes, dentre eles Arraial Santo Antônio do Rio das Mortes, posteriormente, Arraial Velho, depois, São José, em homenagem ao príncipe D. José. Somente ao final do século XIX a cidade recebeu o nome de Tiradentes, onde um viajante que passava pelo município, sugeriu durante um discurso que a cidade fosse nomeada Tiradentes, em homenagem ao herói mineiro.

cidadetiradentes
Cidade de Tiradentes

  1. A cabeça de Tiradentes foi roubada

Após a morte de Tiradentes, seu corpo foi esquartejado como dito anteriormente, e sua cabeça foi levada para Vila Rica, localizada no Estado de Minas Gerais, onde ficou exposta em um poste. Durante a terceira noite de exibição a cabeça foi roubada e jamais foi encontrada.

  1. A fama de Tiradentes

Tiradentes é um dos nomes mais procurados no Google, com aproximadamente 2 milhões de referencias encontradas no buscador. O líder da inconfidência mineira foi o único brasileiro no qual a morte virou um feriado nacional.

Tiradentes
Tiradentes

Frases de Tiradentes

“O papel mais arriscado,

Quero-o para mim.”

 heroitiradentes

“Se todos quisermos, poderemos fazer

Deste país uma grande nação.

Vamos fazê-las.”

“Dez vidas daria se as tivesse,

Para salvar as deles.”

Pouso Alegre, 07 de Abril de 2016.

Aline Garcez

7 thoughts on “Conheça 7 fatos sobre Tiradentes que talvez você não saiba [ O #6 é chocante ]

  1. Na verdade Tiradentes não foi tão martir como a história nos conta , segundo documentos da biblioteca pública de Belo Horizonte, ele era de família abastada e o termo alferes a qual lhe é concedido é por que ao longo de 11 anos nunca foi promovido, no caso da inconfidência o real interesse dele e dos outros revoltados era que o ouro e as riquezas ficassem em Minas com as famílias influentes (incluindo a dele) e não enviadas a Portugal, o Local de sua residencia foi demolido e coberto com sal para não nascer nada lá e sua família foi considerada impura.

    1. Independente do julgamento e considerações de alguns estudiosos, Tiradentes foi uma das figuras mais importantes da história do estado de Minas Gerais, e também para o Brasil.
      Como relatado, Tiradentes teve uma morte humilhante, e fragmentos do seu corpo foram espalhados pelo Brasil.
      Mais isso não o torna um ser impuro, isso somente demonstra o quanto líderes da época o odiavam, por ele tentar conquistar a Independência do Brasil.
      Tiradentes foi o Pioneiro em tentar libertar nosso país da intensa exploração de Portugal e isso eleva o seu papel na história do Brasil.

      1. Prezada Aline, desde Roma Antiga que o termo “Pão e Circo para o povo” é cultivado entre as massas, diversas são as vezes que somos levados apenas pelo que nos ensinam nas escolas, mas não nos damos conta do que há por trás de tudo isso. Hérois são todos os Brasileiros que pagam altissimas taxas tributárias, e ao invés de ter retorno destas taxas, vemos o país em um mar de lama, com políticos e empresários enchendo o bolso de dinheiro, prefeituras e estados falidos. Herói é um pai de família conseguir sustentar seus filhos e dar abrigo e ainda pagar suas contas. A história de Tiradentes que nos é contada nada mais é que uma ação de marketing da época para que todos tivessem ideais (velha história de superman bonzinho que luta por justiça), assim como é nos dias de hoje na política, (lembrar COLLOR/ caçador de marajás ; LULA/homen do povo dentre tantos outros bordões que marqueteiros lançam) o Brasil precisa acordar , pois desde a independência nosso “ouro” e nosso sangue não vão mais p/ Portugal e sim para bancos e bolsos corruptos.

        1. Lamentavelmente nível de ensino das escolas brasileiras é baixíssimo, então creio que seja difícil formar uma opinião a respeito de algo sem aprofundar seu nível de pesquisas e estudos. Mas todo ponto de vista é válido e bem-vindo, afinal de contas o conhecimento é algo que se adquiri de forma constante e progressiva. Através de estudos profundos sobre o período colonial e também sobre a história do Brasil, pode-se concluir que de uma forma revolucionária Tiradentes tentou fazer algo para que nosso pais deixasse de sofrer com as intensas explorações de Portugal, seja qual foi o fator que o motivou a fazer algo dessa dimensão, ele Morreu por essa causa, isso demonstra o quanto o Independência do Brasil era algo realmente importante para ele, afinal de contas não lutamos até a morte por algo supérfluo e desnecessário.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)