Curiosidades

Veja 4 Constelações Interessantes e Fáceis de Serem Identificadas do Brasil

É provável que você já tenha ouvido falar em constelações. Nos primeiros anos do ensino fundamental, quando estudamos os coletivos, aprendemos que constelações são um conjunto de estrelas.

Com o passar do tempo, surge a necessidade de compreender mais a fundo, seja por motivos de estudos, curiosidade ou crenças, o que de fato significa um conjunto de estrelas.

Pois afinal de contas, o que é uma constelação?

Pois bem, as constelações basicamente são um agrupamento de estrelas ligadas através de linhas imaginárias que formam uma imagem. Essas linhas formam desenhos de animais, objetos, deuses ou seres mitológicos.

Mas antes de nos aprofundarmos sobre as constelações, é importante compreender o que são as estrelas.

O que são as estrelas

De forma simplificada, as estrelas são corpos celestes que possuem luz própria. As estrelas não possuem o mesmo tamanho, elas apresentam diferentes dimensões, cores e intensidade de brilho.

A cor da estrela vai depender da sua temperatura. Assim, elas podem apresentar tons de azul, branco ou amarelo. As estrelas mais quentes apresentam tons de azul, já as mais frias apresentam tons amarelados.

Já as variações de brilho ocorrem por conta da diferença de tamanho entre elas.

E o que vai determinar o tamanho, a cor e a intensidade do brilho de uma estrela será a sua massa. Assim quanto maior for a massa de uma estrela, maior será o seu brilho.

Outro ponto importante sobre as estrelas é que assim como tudo que existe no Universo, elas não possuem vida eterna.

Depois de consumir todo o hidrogênio que existia em sua região central, a estrela fica sem fonte de energia. Assim, a gravidade passa a puxar a estrela para dentro, fazendo com que ela encolha e exploda.

Todo esse processo caracteriza a morte de uma estrela.

O tempo de vida de uma estrela vai depender da sua massa. Estrelas menores tendem a viver mais, pois consomem o hidrogênio de forma lenta. Já as estrelas maiores, vivem menos, pois consomem o hidrogênio que existe em sua região central de forma acelerada.

Constelações que podem ser vistas do Brasil

Depois de compreendermos o que é uma estrela, voltemos para o tema central que são as constelações.

Como mencionado acima, as constelações são ligações entre as estrelas através de linhas, com o intuito de nomeá-las, identifica-las.

Nos dias de hoje, existem 88 constelações reconhecidas pela União Astronômica Internacional.

Dessas 88 constelações, 4 podem ser facilmente vistas do Brasil, sendo elas:

  • Constelação de Órion;
  • Constelação de Hidra;
  • Constelação de Escorpião;
  • Constelação Coroa Austral.

Abaixo você aprende um pouquinho mais sobre cada uma delas e como identifica-las no céu.

Constelação de Órion

O nome da constelação faz referência ao gigante caçador filho de Netuno, Órion, da mitologia grega.

A Constelação de Órion é uma das mais populares. O centro desta constelação é formado pelas “Três Marias”, que facilita a sua identificação no céu.

No mês de dezembro, a Constelação de Órion pode ser vista após o anoitecer, na direção leste. O Sol estará se pondo à oeste, e do lado oposto é possível ver a constelação nascer.

Para facilitar a sua identificação, procure primeiramente pelas “Três Marias”.

Constelação de Órion

Constelação de Hidra

A Constelação de Hidra pode ser facilmente encontrada entre os meses de março e abril. Ela é uma constelação bem extensa, mas de pouca expressividade por conta da baixa intensidade de brilho de suas estrelas.

A pouca intensidade de brilho dessa constelação pode dificultar um pouco a sua identificação. Para vê-la, tente achar primeiro as seis estrelas que formam a cabeça do desenho, pois estas possuem um brilho relativamente maior.

Constelação de Hidra

Constelação de Escorpião

A Constelação de Escorpião pode ser encontrada durante o mês de agosto. Ela é uma constelação bastante visível, o que facilita a sua identificação.

Para conseguir ver a Constelação de Escorpião, localize no céu uma estrela com um tom avermelhado. Quando você conseguir notar a estrela avermelhada, estará olhando para a Constelação de Escorpião.

Constelação de Escorpião

Constelação Coroa Austral

A Constelação Coroa Austral, pode ser identificada a partir da Constelação de Escorpião. Quando você olhar na direção da cauda do escorpião, terá localizado a Constelação Coroa Austral.

Suas estrelas possuem pouca intensidade de brilho, o que dificulta um pouco a sua identificação.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)