Curiosidades

DVD

Esta mais recente geração de disco óptico passou por tantas mudanças de nome (digital video disc and digital versatile disc) que só o acronismo DVD permanece em uso. Em uma mudança maciça, esta nova mídia esta a ponto de substituir os CDs de música, videotapes, vídeo laserdiscs de12-polegadas , e CD-ROMs.

DVD-ROM
Estes novos Digital Versatile Discs (DVD) e os seus primos na informática, os discos DVD-ROM irão inicialmente armazenar 4.7 GB de informação digital em um disco de um lado só e uma único camada, o mesmo que hoje armazenam os CD-ROMs. Com compressão que é bastante para conter um filme de longa metragem e em tela cheia – incluindo três canais de áudio com qualidade de CD e quatro canais de subtítulos. Planos futuros incluem discos de 9.4GB que tem dois lados ou duas camadas como também discos que tem dois lados e duas camadas que armazenarão aproximadamente 17GB – isto é quase 30 vezes a capacidade dos discos de CD-ROM de hoje.

Como é que se faz para aumentar a capacidade? Primeiro, os pits são muito menores no disco de DVD – mais ou menos a metade do tamanho dos de um CD-ROM. Além disto, os tracks são posicionados mais juntos – fazendo a espiral do track ser de 11 quilômetros de comprimento – duas vezes que as de um CD-ROM. Pare ler estes dados densamente acumulados, o sistema usa um laser com um foco muito concentrado. Finalmente, são usadas técnicas mais sofisticadas para comprimir os dados no disco. Isto não só aumenta o armazenamento, mas permite também ler arquivos mais rapidamente.

Como dados são armazenados em duas camadas? Imagine as páginas de um livro impressas em vidro transparente. Se você pudesse enfocar seus olhos individualmente em cada página, você poderia ler o livro sem abri-lo. Esta é a técnica usada por alguns discos ópticos novos. Dados são armazenados em várias camadas separadas que usam um laser que pode enfocar uma camada de cada vez. Um CD-ROM com dez camadas poderia armazenar mais de 6 gigabytes de dados.

Os novos discos de super densidade serão retro-compatíveis com o CDs de hoje. Isso significa que eles usarão o mesmo formato de 5 polegadas e aceitarão tocar seus CDs de música atual e seus CD-ROMs, assim você não terá que substituir sua coleção de música inteira (como você fez quando o CD substituiu os LP de vinil ) ou seus títulos de multimídia favoritos. Os drives têm as mesmas taxas de transfer6encia de um drive CD-ROM de 9X. Para fazer os drives compatíveis com discos mais velhos eles têm duas lentes para os laser deles, um para discos de SD e um para discos mais velhos de áudio e de CD-ROM.

Os novos discos de DVD-ROM oferecem capacidade de armazenamento surpreendente mas eles só podem ser gravados uma vez—pelo o produtor ou distribuidor. Porém, versões graváveis estão disponíveis, assim você pode gravar neles.

DVD-R para arquivamento
DVD-R (Recordable) só pode ser gravado uma vez. Isto não é necessariamente uma coisa ruim quando você quer arquivar imagens. Você sabe que uma vez você os pôs no disco, eles vão ficar lá e ninguém mais pode mexer com eles.

DVD-RAM ou DRV+RW para trabalho de armazenamento
DVD_RAM foi idealizado para ser a versão regravável na família do DVD. No momento, existem duas versões que competem pela aceitação do mercado. Enquanto as duas tecnologias de gravação do DVD não poderiam ler discos um da outra, ambas ainda lêem discos de DVD-ROM.

DVD-RAM é apoiado pela Toshiba e Hitachi. A tecnologia do DVD-RAM. esta atualmente idealizada para armazenar 2.6GB por lado, mas isso será aumentado logo para 4.7GB por lado—a mesma quantia que pode ser armazenada em um DVD-ROM.

DVD+RW é apoiado por Sony, Philips, Hewlett-Packard, Mitsubishi Chemical e Ricoh. É incompatível com o DVD-RAM, chamado de Phase-Change ReWritable, ou DVD+RW. Estes discos podem acumular 3.0GB de dados, e isso será aumentado logo para 4.7GB por lado. Uma das razões porque a Sony decidiu sair à frente com sua própria tecnologia de gravação de DVD é que ela sentiu que a tecnologia dos drives DVD+RW pode avançar mais facilmente que a tecnologia do DVD-RAM.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)