Curiosidades

Horário de Verão – Quando Começa e Quando Termina

Por quem foi criado, o que é, e por que todo ano tem horário de verão aqui no Brasil?

O horário de verão foi criado por causa da posição em que fica o planeta Terra em relação ao sol. No verão os dias ficam mais longos, por isso amanhece mais cedo e escurece mais tarde. Durante o horário de verão, geralmente se adianta o relógio em uma hora do fuso horário oficial. As regiões que fazem parte do ajuste tem os horários do dia alterados, aproveitando mais o tempo de exposição ao sol e fazendo o consumo de energia elétrica se manter estável ou até diminuir.horário de verão

O horário de verão é bom porque aumenta a qualidade de vida, ajuda na economia de energia elétrica e ajuda também a proteger os sistemas geradores de energia a não terem uma sobrecarga principalmente após as 6:00 da tarde, horário que a iluminação pública começa a funcionar e que todo mundo estaria em casa com os aparelhos ligados.

Segundo a ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) sem o horário de verão, o Brasil teria que produzir muito mais energia elétrica para atender a tantas pessoas ligando ar condicionado, ventiladores de teto e resolvendo fazer mais gelo. Ao ligar o ventilador ou ar-condicionado, o consumo de energia sobe.

Segundo pesquisas, durante o horário de Verão as famílias brasileiras conseguem diminuir a conta da Luz entre 5 a 25%.

Por que existe o horário de verão?

A terra durante o seu movimento ao redor do sol recebe diferentes índices de iluminação ao longo do ano, já que o eixo inclinado em algumas épocas do ano no hemisfério sul apresenta noites mais longas e dias mais curtos, são os solstícios de inverno. Os dias mais longos e as noites mais curtas com uma maior exposição ao sol são os solstícios de verão, que você já deve ter estudado na escola, e se apresentam de forma mais definida mais ou menos a partir do dia 21 de dezembro quando inicia a estação do verão.Solsticios

Como Surgiu o Horário de Verão

Quem teve a ideia do horário de verão foi o inventor  e político americano Benjamin Franklin, no ano de 1784 quando ainda só se usavam velas para iluminar as casas e ruas. Benjamin fez uma sugestão escrevendo um artigo sobre como economizar a cera das velas, mas os políticos não aderiram a ideia e a sugestão foi posta de lado. Depois disso alguns outros pesquisadores escreveram sobre os possíveis benefícios dessa troca de horário mas ainda sem sucesso.

Em 1907 William Willett sugeriu que os ingleses avançassem seus relógios 20 minutos nos domingos do mês de abril e o atrasassem na mesma proporção nos domingos de Setembro. Trinta anos depois, a Alemanha usou a mesma ideia durante a Primeira Guerra Mundial onde a economia de energia influenciava muito nas batalhas. O principal elemento até então era o carvão, a economia era muito importante para manter os acampamentos e as locomotivas funcionando.

Horário de Verão no Brasil

O Brasil utilizou  pela primeira vez o horário de verão em outubro de 1931, no governo Getúlio Vargas, e valeu para o país inteiro. Somente no ano de 1985 em diante é que passou a ser usado anualmente, e só em 2003 foi modificado e ganhou a abrangência atual.Horário de Verão no Brasil

Quando Começa o Horário de Verão

O verão no Brasil começa oficialmente no dia 21 de dezembro, só que o horário de verão começa ainda na primavera no terceiro domingo de outubro.

Quando Termina o Horário de Verão

O horário de verão vai até a terceira semana de Fevereiro, menos se o carnaval coincidir com essa data, se não vai para a próxima semana. É aplicado nas regiões Sul, Sudeste e centro-oeste, as mais afastadas da linha do equador porque as variações nas demais regiões não mudam tanto.

O horário de verão reduz em média 4% seu consumo nas horas de pico e estima-se que a economia em todo o país gira em torno de 150 a 160 milhões de reais.

Todos os países do mundo tem o seu horário de verão?

Atualmente segundo informações do ministério de Minas e Energia, o horário de verão existe nos países da União Européia, na Rússia, alguns países do Oriente Médio e na África somente no Egito, Namíbia e Marrocos. Também alguma parte da Oceania, no México, em toda a América do Norte (com exceção de algumas partes dos Estados Unidos). Também funciona em alguns países da América Central.

Aqui na América do Sul apenas no Paraguai, Uruguai, Chile e uma parte do Brasil. Cada país estabelece seu próprio período, nem todos fazem na mesma época a mudança das horas. Nem sempre o país inteiro adota o horário de verão, como por exemplo aqui no Brasil, a região norte fica de fora, ou seja, cada país adota o seu próprio horário de verão conforme for melhor.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)