Meteoro Rido grande do Sul
Curiosidades

Equipe da BRAMON Registra Meteoro de Elevada Magnitude – Veja o Vídeo

Na última quinta-feira (23), um meteoro de elevada magnitude chamou a atenção da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, a BRAMON.

O bólido, de magnitude de -6,8, muito intenso, foi registrado por três estações da BRAMON, em Taquara, Rio Grande do Sul, em Monte Castelo, Santa Catarina, e também em Florianópolis, na estação de monitoramento administrada por Thiago Paes.

Devido a sua alta magnitude, este tipo de meteoro é denominado como bólido.

O meteoro entrou na atmosfera terrestre a uma altitude de 106,4 Km, e se extinguiu a uma altitude de 67,1 Km, na região das hortênsias, sobre os municípios de Nova Petrópolis, Canela e Gramado, provocando uma belíssima explosão no céu.

Na imagem abaixo é possível observar o ponto onde ocorreu a explosão do meteoro, a uma altitude de 67,1 Km.

De acordo com o professor Carlos Fernando Jung, responsável pelo Observatório Heller&Jung, o meteoro teve uma velocidade estimada de 44,8 Km/seg.

Ainda de acordo com o Prof. Jung, após obter a sua órbita, detalhando o local da sua explosão, também foi possível determinar a chuva de origem do meteoro.

Apesar de estarmos no período da Chuva de Meteoros Líridas, o bólido de elevada magnitude registrado na última quinta-feira não pertence a ela.

A chuva de origem é a phi Ophiuchids, que tem seu pico estimado para o próximo dia 11 de maio.

A Chuva de Meteoros phi Ophiuchids foi descoberta pela BRAMON em 2018, e catalogada na International Astronomical UNION, ou IAU.

Veja o vídeo desse belíssimo meteoro registrado pela equipe da BRAMON.

Meteoro: Céu movimentado em abril

O mês de abril tem sido ideal para os amantes de astronomia, com uma alta taxa de incidência de registros de grandes meteoros.

No dia 12 de abril, moradores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina relataram aos membros da BRAMON a explosão de um bólido que gerou um verdadeiro espetáculo no céu.

O fenômeno foi registrado pela estação de Monte Castelo, Santa Catarina, administrada por Jocimar Justino de Souza.

Veja o vídeo:

Ainda no mês de abril, outro registro que chamou bastante atenção ocorreu na madrugada do dia 17, onde as câmeras da estação de monitoramento de Monte Castelo registraram 28 meteoros na mesma noite.

Veja o vídeo com os registros dos meteoros:

Na madrugada do dia 22, com o pico da Chuva de Meteoros Líridas, a estação de Monte Castelo conseguiu capturar 5 belos meteoros que foram reunidos no vídeo abaixo.

Confira:

Ainda na madrugada do dia 24 de abril, duas câmeras de monitoramento de São Paulo, uma em Barretos e outra em Monte Azul Paulista, foram capazes de registrar um belíssimo bólido que se extinguiu sobre a região.

Veja o vídeo do registro:

Caso você tenha visto ou registrado esse ou outro bólido, envie seu relato e suas imagens para a BRAMON através do formulário disponível em bramon.imo.net.

É fácil, rápido e você contribui com a ciência dos meteoros no Brasil.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)