Curiosidades

Mistério! 8 coisas que talvez você não saiba sobre os povos Maias

Os astecas e os maias foram duas das grandes civilizações da América Central pré-colombiana. A civilização maia, subiu e desceu várias vezes ao longo dos últimos 2 mil anos e  ainda vive até hoje na cultura de numerosos maias que habitam a península de Yucatán.

Estes são alguns fatos inacreditáveis ​​sobre os maias que podem surpreendê-lo!

1. O declínio da civilização Maia

Pirâmides Maias
Pirâmides Maias

Ninguém sabe como o império maia diminuiu. Muito antes da vinda dos espanhóis, muitas das grandes cidades já tinham sido abandonadas e estavam em ruínas. Estudiosos acreditam que  as razões vão desde a seca, a  fome,  a superpopulação e as mudanças climáticas.

2. Os Maias e os números

Fora dos sistemas babilônicos, os maias eram, talvez, a primeira civilização a usar explicitamente o número 0. 

3. Armas Maias

Obsidiana
Obsidiana

Como os astecas, os maias nunca usaram ferro ou aço. Suas armas eram feitas de obsidiana, ou rocha vulcânica.

4. A Escrita

Escrita Maia
Escrita Maia

Os maias possuíam um dos sistemas de escrita mais avançados do que qualquer civilização antiga e escreveram em quase qualquer coisa que pudessem encontrar, incluindo os seus edifícios.

5. O Calendário Maia

Calendário Maia
Calendário Maia

Existem três calendários que funcionam em ciclos. Um deles, o Haab, tem um ciclo de 365 dias, assim como o calendário gregoriano moderno. Os ciclos de calendário de longa contagem com cerca de 2,880,000 dias terminou em 2012. Isto levou as profecias do fim do mundo.

6. As Ruínas e Pirâmides

Pirâmide Maia
Pirâmide Maia

As ruínas e pirâmides que você sempre vê nas fotos, provavelmente são as de Chichen Itza, uma das maiores cidades maias. Ele foi recentemente comprada pelo governo de um proprietário privado.

7. Saunas Maias

Saunas Maias
Saunas Maias

As saunas desempenharam um grande papel na cultura maia. Eles acreditavam que as saunas ajudavam a aliviar as suas impurezas.

8. A Medicina Maia

Saúde Bucal
Saúde Bucal

A medicina maia era realmente muito avançada para a época. Eles suturavam feridas usando cabelo humano, obturavam dentes e ainda faziam próteses.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)