Curiosidades

O Descobrimento do Brasil em 22 de Abril de 1500 por Pedro Álvares Cabral

A descoberta do Brasil foi um episódio na criação de um império comercial Português, que em menos de 100 anos de extensão, atingiu quatro continentes. Os Portugueses estabeleceram estações costeiras do Oeste Africano desde o início do século XV.

Em 1499 Vasco da Gama regressou para Lisboa de sua viagem que marcou época. No ano seguinte, o rei Manuel I enviou uma nova expedição à Índia, de treze navios e 1.200 homens. O comando foi dado a um cortesão confiável, chamado Pedro Álvares Cabral, que ainda estava na casa dos trinta.

Quem descobriu o Brasil

Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral

Depois de uma missa solene com a presença do rei em Lisboa, a frota deixou a foz do Tejo no início de março e navegou ao sul-oeste após a costa Africana, antes de  virar para o Atlântico para obter o benefício dos ventos e correntes. Aparentemente mais a oeste do que o pretendido, os navios de Cabral cruzaram o Atlântico em seu ponto mais estreito e bateram acidentalmente no Brasil.

Esta é a história geralmente aceita, de qualquer modo, embora existam relatos de que viajantes portugueses secretamente chegaram a costa sul-americana antes do desembarque de Cabral.

Dia do Descobrimento do Brasil

Descobrimento do Brasil - Pedro Álvares Cabral
Descobrimento do Brasil – Pedro Álvares Cabral

Os homens de Cabral avistaram o corcunda de Monte Pascoal, na costa e navegaram para o norte por três dias para encontrar terra firme, perto do que é hoje Porto Seguro. Uma equipe de reconhecimento desembarcou em 21 de abril, e o desembarque principal foi feito no dia seguinte, quando Cabral formalmente chamou de Ilha de Vera Cruz  por Portugal, erigiu uma cruz e realizou um serviço cristão para marcar a ocasião. (O território caiu para Portugal de qualquer forma, nos termos do Tratado de Tordesilhas de 1494.)

A população indígena local, que ainda viviam na Idade da Pedra como caçadores-coletores e pescadores, saíram para ver seus visitantes brancos. O que eles pensavam deles não está no registro, mas o escriba oficial da expedição, Pero Vaz da Caminha, fez um relato de reações portuguesas em uma carta a D. Manuel, que tem sido chamada de certidão de nascimento do Brasil. Ele retratou uma terra de fertilidade crescente e povoada por selvagens nus.

Os guerreiros masculinos pintavam seus corpos vividamente na cor vermelha e preto. As mulheres eram atraentes e uma tinha colorido suas nádegas e coxas de preto, deixando o resto do seu corpo sem adornos. “Outra”, escreveu ele, “tinha os dois joelhos e panturrilhas  pintados, mas suas partes íntimas eram expostas com tanta inocência que não havia nenhuma vergonha lá.”

Caravela Portuguesa
Caravela Portuguesa

Depois de ficar mais oito dias, Cabral navegou de volta através do Atlântico para atravessar o Cabo da Boa Esperança e chegar a Calecute, na costa oeste da Índia. Atrás dele, ele deixou dois degredados , criminosos exilados, que possuíram as mulheres nativas e foram os pais dos primeiros mestiços da população brasileira, que por sua vez, viriam a ser  muito mais numerosos os índios.

A Colonização Postuguesa

Uma expedição posterior de 1501 sob o comando de Gonzalo Coelho, com Amerigo Vespucci como cronista, explorou cerca de 3.000 quilômetros da costa brasileira e abriu o caminho para a posterior colonização portuguesa.

Cabral, no entanto, não recebeu mais nenhum emprego. Ele se aposentou em dudgeon em sua propriedade rural até a sua morte em 1520.

Fonte: historytoday.com

One thought on “O Descobrimento do Brasil em 22 de Abril de 1500 por Pedro Álvares Cabral

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)