Curiosidades Religião

O que representa o feriado de sexta-feira santa?

Quando é a semana Santa

A Sexta-feira Santa, também conhecida como “Good Friday,” é a sexta-feira imediatamente anterior ao Domingo de Páscoa. É celebrada tradicionalmente como o dia em que Jesus foi crucificado.

Supondo-se que Jesus foi crucificado e morreu na sexta-feira, os cristãos devem lembrar a morte de Jesus, celebrando a Sexta-feira Santa? A Bíblia não instrui os cristãos para a celebrar a morte de Cristo guardando um determinado dia.

O que a Bíblia diz

Bíblia Sagrada
Bíblia Sagrada

A Bíblia dá a liberdade neste assunto, no entanto em Romanos 14:5 ela diz: “Um homem considera um dia mais sagrado do que o outro; outro homem considera iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente”. Em vez de lembrar a morte de Cristo em um determinado dia, uma vez por ano, a Bíblia instrui para lembrar a morte de Cristo, observando a Ceia do Senhor . I Coríntios 11: 24-26 declara:” … fazei isto em memória de mim … para sempre que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.”

Por que a sexta-feira santa é tão especial?

O que as autoridades judaicas e romanas fizeram a Jesus definitivamente não foi nada bom (ver Mateus capítulos 26-27). No entanto, os resultados da morte de Cristo são muito bons! Romanos 5:8 : “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” Primeiro Pedro 3:18 nos diz: “Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus. Ele foi condenado à morte na carne, mas vivificado pelo Espírito.”

A Santa Ceia
A Santa Ceia

Muitas igrejas cristãs celebram a Sexta-feira Santa, geralmente à noite, em que a morte de Cristo é lembrada com hinos solenes, orações de agradecimento, uma mensagem centrada em Cristo sofredor por nossa causa, e pela observância da Ceia do Senhor. Celebrando ou não a Sexta-feira Santa, os acontecimentos daquele dia devem estar sempre na mente de qualquer cristão, porque a morte de Cristo na cruz é o evento fundamental da fé cristã.

Feriado de Sexta-Feira Santa

2016 – 25 de Março
2017 – 14 de abril
2018 – 30 de Março
2019 – 19 de Abril
2020 – 10 de Abril

Uma Data da Semana Santa

Ceia do Senhor
Ceia do Senhor

Para os cristãos, a Sexta-feira Santa é um dia crucial do ano porque celebra o que eles acreditam ser o fim de semana mais importante na história do mundo. Desde que Jesus morreu e ressuscitou, os cristãos têm proclamado a cruz e a ressurreição de Jesus para ser o ponto de viragem decisivo para toda a criação. Paulo considerou ser “de primeira importância” que Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, tudo de acordo com o que Deus havia prometido ao longo de todas as Escrituras ( 1 Coríntios 15: 3 ) .

Fonte: gotquestions.org

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)