Dicas

7 Dicas Para Tatuadores Iniciantes [ A #3 é imensamente importante ]

O termo tatuagem é derivado do inglês Tattoo, proveniente da polinésia Tatau, que pode ser classificada como uma onomatopeia, que basicamente significa “bater”, levando em consideração que outrora as tatuagens eram realizadas por meio de instrumentos feitos a partir de ossos, no qual os nativos batiam com um pedaço de madeira.

As tatuagens acompanham o ser humano ao longo de sua evolução desde os tempos mais remotos. Otzi é um célebre Homem de Gelo do Neolítico, que possuía 57 tatuagens. Há indicadores de que elas foram realizadas durante algum rito de cura, muito semelhante à acupuntura.

Para tornar-se um tatuador renomado, será preciso que você dedique horas a fio no processo de aperfeiçoamento da arte sob a pele. A distinção de uma tatuagem simples e uma que pode ser classificada como uma inquestionável obra de arte na pele está diretamente ligada à habilidade e talento do tatuador.

Confira sete dicas para que você possa se tornar um ilustre tatuador:

  1. Profissionaliza-se

A profissionalização do tatuador é a base para seu sucesso. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e consequentemente aumenta a disputa entre os profissionais do ramo. Para se sobressair, faça cursos de aperfeiçoamento e workshops sobre tatuagem.

curso-tatuagem

  1. Pratique

Antes de realizar uma tatuagem na pele humana, será preciso que você desenvolva afinidade com o material utilizado durante o processo de tatuagem. Para que isto ocorra você terá que treinar diversos designers em pele sintética, pele de porco ou frutas, como por exemplo, a laranja.

praticar-tatuagem

  1. Fique ligado na higiene

Desenvolva hábitos de higiene enquanto você pratica a tattoo. A Anvisa estabelece regras específicas para estúdios de tatuagem, e cabe ao tatuador seguir todas essas normas, para sua própria segurança e também de seus clientes, minimizando desta maneira os riscos de uma contaminação cruzada.

Uma dica bem funcional é envolver a superfície utilizada com filme PVC, além de encapar acessórios como borrifadores e almotolias, trocando sempre o filme PVC ao término do processo. Lembrando que a utilização de luvas descartáveis também é de extrema importância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

  1. Decalque

Para tatuar um desenho sob a pele humana, será necessário que você faça o decalque da tattoo. Para a realização desse procedimento primeiramente você deve possuir um designe nítido, que pode ser proveniente de desenhos da internet, revistas, ou criação própria. Utilize papel hectográfico para marcar as linhas do desenho.

  1. Depilação da pele

Uma boa tatuagem começa com preparação da pele, para que isso ocorra, é imprescindível que você depile o local a ser tatuado. Para este procedimento utilize um aparelho de barbear descartável.

  1. Transferindo o decalque na pele

Realizada a remoção dos pelos, faça a higienização do local a ser tatuado, para remover toda a oleosidade e impurezas presente na pele. Aplique o transfer na região, pode-se utilizar Aloe e Vera.stick long life.

aloe-e-vera-tattoo

  1. Álcool 70%

O álcool possui em sua composição propriedades microbicidas, eficientes no processo de eliminação de microrganismos comumente relacionados a infecções.  O álcool 70% possui excelente concentração para a desinfecção. Para exercer com perfeição o papel de germicida, deve-se fazer a diluição do álcool na água, que permite a desnaturação das proteínas, pois a água torna mais fácil a introdução do mesmo para o interior do microrganismo.

Utilize o álcool 70% para fazer a assepsia da pele.

Em breve serão publicados novos artigos sobre o universo das tatuagens, acompanhe os novos posts.

Você ficou com alguma dúvida ou gostaria de nos dar alguma sugestão ou elogio?

Deixe seu comentário abaixo.

Aline Garcez

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)