Dicas

Autogestão: O que é, quais são as vantagens e como coloca-la em prática

Basicamente a autogestão é um modelo de gerenciamento onde as decisões são tomadas em grupo, pelos próprios funcionários da empresa.

Normalmente a administração de empresas que adotam a autogestão é formada por uma direção ou conselho gestor.

Na maior parte das vezes, o conselho gestor é formado pelos sócios da empresa.

Na autogestão não existe a figura de um chefe ou líder, todos os membros da equipe possuem igualmente a mesma importância nas tomadas de decisões.

As vantagens deste modelo de gerenciamento bem diversificadas, pois assegura que as decisões do negócio sejam tomadas com mais cautela e eficiência, tendo em vista que todas as ações são previamente discutidas e pensadas em grupo.

Autogestão

A autogestão é o modelo de administração do futuro, pois valoriza o trabalho em equipe e evidencia as vantagens do trabalho em grupo.

A melhora no desempenho é uma das maiores vantagens desse modelo de gerenciamento.

Melhores resultados são atingidos com mais êxito na autogestão com custos relativamente reduzidos.

Outra grande vantagem desse tipo de administração é a sua alta capacidade de adaptação.

Mitos sobre a Autogestão

Quando falamos em autogestão, muitas pessoas pensam em uma equipe sem um líder e consequentemente desorganizada.

Este é um dos grandes equívocos sobre este modelo de gerenciamento, tendo em vista que a ausência de uma única figura como chefe ou líder não quer dizer que a equipe não tenha um norte para seguir.

Pelo contrário, na autogestão, cada situação pede um líder específico, de acordo com suas habilidades e área de domínio.

O que torna este um dos modelos de gestão mais eficazes, tendo em vista que a cada nova decisão a pessoa mais adequada estará no comando.

Outro mito que segue a autogestão é que a tomada de decisão pode ser lenta.

O que na prática não é bem assim, a discussão e decisão em equipe pode ser relativamente mais eficaz e evitar que a empresa caia nas armadilhas do mercado.

A autogestão sempre tem como prioridade o bem-estar da empresa e daqueles que a compõe.

Como fazer a liderança conjunta dar certo

O mais importante na hora de colocar em prática um novo modelo de gerenciamento no seu negócio é o consentimento de todos, pois uma equipe unida e motivada já é meio caminho andado para o sucesso.

A autogestão permite que cada colaborador brilhe em seu campo de domínio, por isso é importante delegar a atividade certa para a pessoa certa.

Participar da tomada de decisão e ser uma peça chave para o sucesso da empresa faz com que o colaborador se sinta valorizado e consequentemente motivado.

E como numa engrenagem, e cada peça tem importância igual para o funcionamento como um todo.

A autogestão permite que as decisões sejam tomadas visando sempre o melhor da organização e promove um relacionamento saudável entre todos os membros da equipe.

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)