Dicas

Como acabar com a diarreia (a famosa dor de barriga)

Basta imaginar uma situação em que você está se preparando para fazer uma grande apresentação para seus colegas de trabalho e, de repente, por causa do nervoso que você pegou naquele momento, você sente como a diarreia se apoderou de ti. Isso é constrangedor né? Se você não se deparar com tal situação, no entanto, você tem muita sorte. No entanto, é melhor prevenir do que remediar. Então, ter um conhecimento básico sobre como se livrar de diarreia rápido irá ajudá-lo a superar essas situações, quando houver necessidade.

Se tiver diarreia, ocasionalmente, você não precisa entrar em pânico e pode experimentar os remédios caseiros. Mas quando você começa a ter dor de barriga regularmente, você deve compreender, é uma linguagem de seu estômago que diz “Há algo de errado com seu estômago ou outros órgãos”. Ele precisa de uma atenção médica imediata.

O que fazer e o que não fazer?

  • Divida suas 3 principais refeições diárias em 5 a 6 refeições mini refeições.
  • Nunca consuma um copo de água ou outros líquidos de uma vez só. Em vez disso, tome  pouco a pouco em alguns intervalos regulares.
  • Consuma bananas maduras. É bom ficar longe de alimentos gordurosos até que seu corpo se recuperar da diarreia completamente.
  • Você pode consumir alimentos de fácil digestão como batatas cozidas, arroz branco, cenoura cozida, etc.
  • Para evitar que seu corpo fique desidratado, beba água em intervalos regulares.
  • Descanse o corpo e permita que ele lute contra as bactérias que estão causando a diarreia.
  • Evite bebidas com cafeína e chocolates.
  • Se a sua diarreia está causando cólicas abdominais, você deve evitar estritamente os alimentos que tem alto teor de gás, por exemplo, o feijão.

Mantenha-se Hidratado

Água pura
Água pura

A diarreia causa muita perda de líquidos corporais. Quando você não conseguir manter-se hidratado, nos piores casos, ela irá levá-lo até mesmo para  hospitalizações. Sintomas de desidratação inclui tonturas, fadiga, secura na garganta, boca, olhos e urina escura.

  • água pura, bebidas esportivas e caldo claro são algumas das melhores opções disponíveis.
  • Apesar da diarreia, para se manter hidratado, você deve beber pelo menos 2 a 3 litros de água ao longo do dia.
  • Se você experimentar tanto náuseas e diarreia, o consumo de líquidos não será possível. Em tais casos, chupar cubos de gelo.

O que causa a diarreia?

A diarreia é geralmente causada devido às infecções por vírus e bactérias. Na maioria dos casos, a água poluída e alimentos podem ser considerados como principais culpados. Se você é um bebedor de série, ela também pode causar esta condição.

Além destas razões gerais, doenças como a doença inflamatória intestinal, doença celíaca, diverticulite e síndrome do intestino irritável pode causar um cenário favorável para a diarreia. Às vezes, a ingestão de medicamentos, tais como medicamentos de quimioterapia, antibióticos, pressão arterial e câncer também podem causar diarreia.

Quando consultar um médico?

Se tiver diarreia devido a toxinas, geralmente ela vai acabar em menos de 3 dias. Se ela é causada por infecções bacterianas, vai exigir uma atenção médica. O seu médico irá prescrever antibióticos ou medicamentos antidiarreicos.

Diarreia crônica dura mais tempo e podem ser acompanhadas dos seguintes sintomas:

  • Dor abdominal, cólicas
  • Perda de peso
  • Febre, calafrios, cansaço invulgar e sede

Se a diarreia continuar por mais de 3 dias ou se você encontrar sangue nas fezes ou experimentar qualquer um dos sintomas acima mencionados, em vez de fazer a pesquisa como se livrar de diarreia rápido, consulte o seu médico imediatamente.

Remédio para diarreia (caseiro)

O que é bom para diarreia

  1. Banana

    Banana
    Banana

    Por que a banana? Só porque ela é de fácil digestão? Você está parcialmente correto. Um outro aspecto principal é, a banana contém uma grande quantidade de insulina e pectina, que é capaz de combater as infecções com os agentes conhecidos como bactérias probióticas. Você pode comer uma banana crua ou com uma combinação de sal e polpa de tamarindo.

  2. Iogurte
    Apesar de você ter restrições com os produtos de uso diário, isso não significa que você precisa  ficar longe do iogurte natural. Além disso, promove as bactérias probióticas para combater suas infecções.
  3. Gengibre
    Carrega muitas propriedades medicinais. Impede o espasmo muscular e cura diarreia. A ingestão de suco de gengibre 3 vezes por dia vai ajudar você a se livrar de diarreia rapidamente. Você também pode tomar 1/2 colher de chá de suco de gengibre com 1 colher de chá de suco de hortelã e mel. O consumo de uma xícara de leite + 1/2 colher de chá de gengibre seco também pode ajudar a superar a diarreia.
  4. Limão
    Tome 1 colher de chá de suco de gengibre, 1 colher de chá de suco de limão e 1/4 colher de chá de pimenta. Consuma 3 vezes ao dia. É um dos mais populares tratamentos sugeridos por muitos para a questão de como se livrar de diarreia rapidamente.
  5. Canela e cominho
    Tome 1 colher de chá de canela, gengibre seco (em pó), mel e cominhos. Faça uma pasta grossa. Tome este remédio caseiro, cerca de 1 colher de chá de 2 ou 3 vezes por dia.
  6. Sementes de cardamomo em pó
    Tome 1/4 colher de chá de pó de semente de cardamomo depois de  ferve-la em um copo de água. Beber esta solução irá promover uma rápida recuperação. Você também pode misturar uma colher de chá de mel.
  7. Chá de ervas
    É um dos remédios caseiros mais simples e pode ser feito por qualquer pessoa que quer se livrar de diarreia rapidamente. Você também pode consumir qualquer  chá de amora, chá de gengibre, chá de erva-doce, bebidas esportivas, água de arroz, caldos vegetais ou água de cevada. Isso irá ajudá-lo.
  8. Iogurte, cominho e sementes de feno-grego
    Pegue 4 colheres de chá de iogurte, 1/2 colher de chá de cada de feno-grego e sementes de cominho. Faça uma mistura e consuma-os. Consumir as sementes de feno-grego em água quente pode ajudá-lo a se livrar da dor de estômago e problemas gástricos também.
  9. Sucos
    Espere, você não pode consumir qualquer suco. Você precisa ficar longe das frutas com alto teor de açúcar, como maçã e pera. Sempre prefira os sucos de baixa caloria, como suco de mirtilo, suco de uva, suco de cenoura, suco de baga preto e suco de romã.
  10. Alho

    Alho
    Alho


    O alho tem as substâncias adequadas para expulsar as bactérias que causam diarreia. Você pode comê-lo cru ou em forma de suco com água.
    Sempre que você comer alho, corte as luvas de alho ao meio e deixá-as ao ar livre por alguns minutos. Isso irá ajudar a ativar a principal substância benéfica conhecida como niacina.

  11. Arroz Integral
    O arroz integral é um dos melhores remédios caseiros para controlar os sintomas de diarreia. As vitaminas B no arroz integral combatem a diarreia. Ferva ½ xícara de arroz integral (até que se torne suave) com 3 xícaras de água. Coma o arroz  cozido com banana. O arroz integral ajuda a remover toxinas do seu corpo.
  12. Vinagre de maçã
    O vinagre de maçã pode ajudar a matar as bactérias que causam diarreia. As propriedades anti-bacterianas no vinagre de maçã também ajudam a acalmar seus espasmos intestinais.
  13. Óleo de orégano
    Outro tratamento natural para controlar os sintomas de diarreia é o óleo de orégano selvagem. Os efeitos anti-bacterianos, anti-virais e anti-parasitários do óleo de orégano ajudam a curar a diarreia que é causada pela infecção bacteriana intestinal. Misture 1 colher de sopa de óleo de orégano com água ou soro de leite coalhado. Tome este remédio natural 3 vezes ao dia.
  14. Chá Preto
    Você pode controlar os sintomas de diarreia ao beber chá preto. Você pode adoçar o chá pela adição de açúcar. Os taninos adstringentes do chá ajudam a reduzir a inflamação intestinal.
  15. Batata

    Batatas
    Batatas


    As batatas são ricas em amido que ajudam a prevenir as fezes de se transformar em uma forma líquida.

    • Descasque duas batatas e corte-as em cubos pequenos.
    • Ferva os pedaços picados na água.
    • Separe as batatas da água.
    • Deixe esfriar e adicione a quantidade desejada de sal. Beba esta solução duas vezes por dia.
  16. Bolsa de aquecimento
    Se você tem diarreia devido a cólicas abdominais, relaxe os músculos abdominais usar bolsas ou almofadas de aquecimento irá ajudá-lo a obter um alívio imediato da diarreia. Coloque 2 camadas de panos em seu abdômen e coloque a almofada de aquecimento sobre ele. Assim sua pele estará protegida do calor excessivo.
  17. Fique longe de alimentos
    Se você  está procurando como se livrar da diarreia rápido, então você deve ter em mente que alguns alimentos podem piorar a dor relacionada a diarreia. Os alimentos ricos em fibra agravam os sintomas de diarreia. Evite alimentos que são ricos em fibras, incluindo frutas e legumes frescos. No entanto, a fibra pode ajudar a regular as entranhas.  Além disso, os alimentos que produzem gás também pode piorar sua condição. Se você está tendo diarreia com cólicas abdominais, você tem que ficar longe dos alimentos que são susceptíveis de causar gás. Evite alimentos ricos em gorduras também. Eles também podem piorar a sua diarreia e dor de estômago. Aqui estão alguns dos alimentos que você precisa para evitar:

    • Leite
    • Refrigerante diet
    • Sorvete
    • Manteiga
    • Queijo macio
    • Feijão
    • Repolho
    • Brócolis
    • Cebolas
    • Ervilhas
    • Couve-flor
  18. Amoras pretas
    Amoras pretas são grande fonte de taninos. Para se livrar de diarreia, preparar um chá de amoras pretas fervendo 1 colher de chá de folhas de amora secas em um copo ½ de água por 10 minutos. Coe a solução e beba. Beba o chá várias vezes para obter o resultado positivo.
  19. Amoras azuis
    Outro remédio para curar a diarreia é blueberry(Amora azul). As propriedades antibacterianas e antioxidantes nas amoras, além dos taninos podem contribuir para curar a diarreia. Prepare uma sopa blueberry 2 vezes por dia para curar dores de estômago. A pectina, fibra solúvel nas blueberries também alivia os sintomas de diarreia. Mastigar blueberries secas tantas vezes quanto possível, todos os dias pode matar os germes que causam a diarreia. É a melhor maneira de obter todos os benefícios do mirtilo.
  20. Cúrcuma e água morna
    Cúrcuma ou açafrão, como também é conhecido, é utilizado em diversos tratamentos médicos. Ele pode ser usado para aliviar a diarreia. Isto pode reduzir os sintomas de distúrbios como colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável. Tome 1 colher de chá de açafrão com 1 xícara de água morna. Ele pode ajudar a acalmar o estômago e relaxar seu sistema digestivo. Lembre-se que você não deve tomar mais doses deste remédio uma vez que pode piorar a sua condição.

Remédios de venda livre

Remédios
Remédios

Usar os medicamentos antidiarreicos vai causar um alívio imediato. Mas, tecnicamente, não é um alívio para sua condição. A diarreia acumula as toxinas em seu corpo e em circunstâncias normais, o corpo utiliza as diarreia como uma forma de expelir as toxinas de todo o sistema. Então, não é uma boa ideia pará-la enquanto o seu corpo tiver toxinas.

A seguir está a lista de medicamentos antidiarréicos que são amplamente utilizados para lutar contra a diarreia:

  • Loperamida (Imodium AD)
  • Subsalicilato de bismuto (Pepto-Bismol)
  • Kaopectate
  • ORS (Organização Mundial da Saúde solução de sais de reidratação oral)
  • Doxiciclina
  • Septra
  • Bactrim
  • Cipro ou norfloxacina

Não use os medicamentos aspirina, naproxeno e ibuprofeno para tratar a diarreia. Ao invés de aliviá-la, estes irão agravar ainda mais a condição.

Importante

Estes medicamentos nem sempre são seguros para todas as pessoas. Antes de tomar estes medicamentos, é essencial consultar o seu médico.

 

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)