Regras do Futebol

O início do jogo – Regra 8

Antes do início de cada partida se escolherá, com o auxílio de uma moeda, o lado do campo ou o chute inicial, cabendo a opção à equipe vencedora do sorteio. A um sinal do juiz, o jogo começará com um chute na bola parada e colocada no centro do gramado, em direção ao campo contrário. Todos os jogadores deverão estar em seu próprio campo, e os adversários não deverão ficar a menos de 9,15 m da bola no momento do chute inicial. O jogador que dá a saída não poderá tocar novamente na bola antes que outro o faça.

Depois de marcado um gol, a partida será reiniciada da mesma forma, por um jogador adversário daquele que assinalou o tento. Após o intervalo, as equipes trocarão de lado, e o chute inicial será dado pela adversária daquela que o fez no primeiro tempo. Em caso de infração a esta regra, se repetirá a saída – exceto se o jogador que deu o pontapé inicial a toque novamente antes de outro, caso em que se marcará tiro livre indireto. Não se pode marcar um gol, diretamente de um chute inicial.

Para reiniciar uma partida interrompida por causas que não as acima, e sempre que a bola não tenha ultrapassado as linhas lateral ou de fundo, o árbitro deixará a bola cair ao chão no local em que esta se encontrava no momento da interrupção, e ela será considerada em jogo assim que tocar o solo.

<< Regra 7: Duração da partida |  Regra 9: Bola em jogo >>

Regra 1: o terreno do jogo
Regra 2: a bola
Regra 3: Número de jogadores
Regra 4: equipamento dos jogadores
Regra 5: Árbitros
Regra 6: Árbitros assistentes
Regra 7: Duração da partida
Regra 8: Início do jogo
Regra 9: Bola em jogo
Regra 10: O gol
Regra 11: Impedimento
Regra 12: Faltas e incorreções
Regra 13: Tiros Livres
Regra 14: O pênalti
Regra 15: Arremesso lateral
Regra 16: Chute a gol
Regra 17: Escanteio

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)