Saúde

8 Razões Para Você Praticar Musicoterapia – A Cura pela Música

A musicoterapia é um método de tratamento exercido como técnica psicológica, em outras palavras pode ser dizer que a musicoterapia age na identificação de um problema e na mudança de hábitos.

A musicoterapia estimula a memória, concentração e a identificação do individuo em seu meio social.

Pesquisas e estudos comprovam que ondas sonoras causam o movimento do protoplasma celular.

A música atinge o nível de diversos hormonas, em especial os níveis de testosterona, responsável pela excitação e agressividade, no cortisol e também na oxitocina.

A musicoterapia é indicada para pessoas com distúrbios psíquicos, como a depressão, esquizofrenia e autismo. Além de ser adequado a pessoas que queiram evoluir em seu processo de amadurecimento e autodesenvolvimento.

Nietzsche-musica

Confira oito razões para você praticar a musicoterapia, e descubra os benefícios desta técnica psicológica.

  1. Reduz os sintomas da depressão

De acordo com uma revisão sistemática divulgada pela Biblioteca Cochrane, uma organização especializada no estudo da eficácia de tratamentos terapêuticos. Houve uma analise de cinco estudos que avaliaram a eficácia da música no tratamento de indivíduos com depressão. Segundo os pesquisadores, quatro dos estudos demonstraram que o tratamento é mais eficiente que outras técnicas psicoterápicas que não utilizam a música.

  1. Sociabilidade

A musicoterapia atua no desenvolvimento das relações humanas, promovendo o aumento do circulo de amigos de seus praticantes. Além de atuar no desenvolvimento do comportamento e da interação social.

 sociabiliidade

  1. Educação

A musicoterapia age no desenvolvimento e progresso da criança com dificuldades de aprendizado. Auxiliando na formação e melhora pessoal.

  1. Comunicação

Estudos comprovaram que a música auxilia no processo de tratamentos para problemas e distúrbios de inquietudes e ansiedade.

  1. Desenvolvimento da Sensibilidade

A musicoterapia estimula as percepções táteis e auditivas. A sensibilidade está diretamente ligada a sentimentos como a ternura e compaixão.

 compaixao

  1. Autoestima

A cura pela música melhora os níveis de autoestima, tão importante para o bem estar do ser humano. A autoestima pode ser caracterizada como a forma como a pessoa enxerga a si mesmo.

  1. Contra distúrbios psíquicos

A musicoterapia produz bons resultados quando usada no tratamento de diversos distúrbios psíquicos, como o stress, transtorno de ansiedade generalizada, depressão crônica e doenças psicossomáticas.

  1. Bem-estar na terceira idade

Os benefícios da musicoterapia na terceira idade são a preservação e estimulação de habilidades, para que não haja degeneração da capacidade e funções motoras. Promovendo uma vida saudável e feliz a seus praticantes.

 terceira-idade

Através da musicoterapia os pacientes restabelecem funções para o desenvolvimento da integração inter e intrapessoal. E, portanto obter uma melhora significativa na qualidade de vida e bem estar.

Aline Garcez

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)