Saúde

Conheça 10 Malefícios da Obesidade Infantil [ A #9 é comovente ]

A obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal no individuo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a obesidade infantil é um dos maiores obstáculos do século XXI.

obesity
Obesidade Infantil

São inúmeros os efeitos psicológicos causados pela obesidade infantil. Nossas crianças são influenciadas desde muito cedo pela ditadura da magreza. Criando desta maneira a exclusão de indivíduos que estão acima do peso. Essas crianças por sua vez criam um sentimento de completo isolamento, que normalmente acarretam em problemas psicológicos graves.

As crianças obesas tornam-se rapidamente alvos de brincadeiras preconceituosas e sofrem demasiadamente com o bullying. Todo este constrangimento provoca um turbilhão de emoções e pensamentos na cabeça das crianças, que ficam envergonhadas diante de tais situações e desta forma desenvolve um sentimento de raiva de si mesma, juntamente com a sensação de solidão. Em longo prazo esses sentimentos se transformam em ansiedade e até mesmo depressão.

Bullying
Bullying

Frequentemente crianças que estão acima do peso possuem problemas acadêmicos, uma vez que elas se sentem totalmente desencaixadas na sociedade, a auto-estima delas é diretamente afetada, seu cérebro começa a desenvolver pensamentos de inferioridade e revolta. Impedindo desta forma que a criança se concentre em seus estudos.

A obesidade infantil é o resultado de uma dieta má equilibrada, sendo considerado o distúrbio alimentar mais comum durante a infância. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nos dias atuais uma em cada três crianças está acima do peso.

obesidade

Diversas condições podem ser a causa da obesidade infantil. Entre as mais corriqueiras estão os fatores genéticos, sedentarismo e má alimentação, ou uma junção de tais fatores.

Confira dez malefícios causados pela obesidade:

  1. Variações no sono
  2. Dificuldades na prática de esportes devido ao cansaço e dificuldade de respirar
  3. Diabetes
  4. Amadurecimento precoce
  5. Problemas nas articulações e ossos
  6. Baixa autoestima
  7. Hipertensão
  8. Transtornos alimentares, que acarretam em anorexia e bulimia
  9. Queda no rendimento escolar e depressão
  10. Enfermidades cardiovasculares

Pouso alegre, 13 de Abril de 2016

Aline Garcez

Gostou do artigo, encontrou algum erro ou quer dar uma sugestão? Deixe seu comentário :)